Ciências Espaciais e Atmosféricas Pioneira do INPE, esta área compreende a investigação física e química de fenômenos que ocorrem na atmosfera e no espaço exterior, de interesse para o país. Realiza pesquisas e experimentos nos campos da Aeronomia, Astrofísica e Geofísica Espacial.
Engenharia Espacial Área voltada para o desenvolvimento de sistemas e tecnologias espaciais destinadas a diversas aplicações, como a execução de projetos e construção de satélites e sistemas de solo. Realiza desenvolvimentos nos campos da Mecânica Espacial e Controle, Eletrônica Aeroespacial, Sistema de Solo e Manufatura.
Observação da Terra Envolve o conhecimento científico e tecnológico nos campos de sensoriamento remoto e geoprocessamento, levantamento de recursos naturais e monitoramento do meio ambiente. Realiza atividades de pesquisa, desenvolvimento e aplicações nos campos de Sensoriamento Remoto e Processamento de Imagens Digitais.
Previsão de Tempo e Clima Desenvolve pesquisas e atividades nos campos das Ciências Meteorológicas, Meteorologia por Satélites, Previsão de Tempo e Climatologia. As atividades operacionais de previsão de tempo e clima são executadas por meio de um supercomputador que possibilita gerar resultados confiáveis, com boa antecedência.
Ciência do Sistema Terrestre Área voltada para a detecção e atribuição de causas das mudanças ambientais globais e regionais; geração de cenários de mudanças ambientais globais e regionais, e avaliação de impactos nos sistemas sócio-econômico-ambientais.
Infra-estrutura do Programa Espacial
Laboratório de Integração e Testes (LIT) – Especialmente projetado e construído para atender às necessidades do Programa Espacial Brasileiro, representa hoje um centro de excelência relevante para o desenvolvimento tecnológico. Dotado das mais avançadas tecnologias para testes e integração de sistemas espaciais, o LIT é considerado um dos mais complexos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia espacial do hemisfério sul.
Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC) – É responsável pela operação em órbita dos satélites desenvolvidos pelo INPE ou em cooperação com instituições estrangeiras. Também dá suporte às missões espaciais de terceiros. Engloba atividades realizadas em São José dos Campos e nas estações terrenas de Cuiabá (MT) e Alcântara (MA), operando 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Laboratórios Associados Área voltada para a pesquisa básica e para o desenvolvimento tecnológico em campos afins ao INPE. Os laboratórios estão divididos em Sensores e Materiais, Plasma, Computação e Matemática Aplicada, e Combustão e Propulsão.