Notícias
CLIMA E SAÚDE
IEC participa de oficina nacional para definir estratégias de adaptação do SUS às mudanças climáticas
O Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS), representado pelos pesquisadores Joaquim Pinto Neto, da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SEARB), e Samara Pinheiro, da Seção de Meio Ambiente (SEAMB), participou da Oficina Técnica de Apoio à Elaboração de Planos de Adaptação à Mudança do Clima do Setor Saúde, realizada no período de 28 a 30 de maio, em Brasília (DF). A atividade foi promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Mudanças Climáticas e Equidade em Saúde do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (CGCLIMA/DVSAT/SVSA/MS), e teve como objetivo discutir as urgências e desafios impostos pela crise climática à saúde pública brasileira, bem como fomentar a elaboração de estratégias locais e nacionais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) diante dos efeitos adversos das mudanças no clima.
A oficina contou com a presença de representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde, bem como de Distritos Sanitários Indígenas do todo o país, além de comunidades quilombolas, instituições científicas e organizações da sociedade civil. O evento promoveu o intercâmbio de experiências e a construção coletiva de diretrizes para os planos setoriais de adaptação climática em saúde, a partir das orientações do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima do Setor Saúde (ADAPTA-SUS).

- Evento promoveu o intercâmbio de experiências e a construção coletiva de diretrizes para os planos setoriais de adaptação climática em saúde
Ao final do evento, os participantes comprometeram-se a mapear riscos e elaborar os seus respectivos planos, a fim de estabelecer estratégias para promover as adaptações necessárias no SUS.
Para a pesquisadora Samara Pinheiro, a presença do IEC nas discussões reforça o papel estratégico da ciência na formulação de políticas públicas. “A oficina proporcionou um espaço rico de diálogo entre técnicos, gestores e representantes da sociedade civil. As contribuições do IEC são fundamentais para subsidiar ações eficazes e baseadas em evidências científicas, especialmente no contexto amazônico, que é altamente vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas”, destacou.
GT Clima
O IEC integra o GT Clima desde a sua criação, pela Portaria GM/MS nº 3.058, de 8 de janeiro de 2024, com Joaquim Pinto Neto como membro titular, e Samara Pinheiro como suplente. O objetivo é propor objetivos, metas e indicadores para o Capítulo da Saúde no Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima, atuando de forma intersetorial nas áreas da Vigilância em Saúde, Atenção à Saúde, Promoção e Educação em Saúde, Ciência, Tecnologia, Inovação e Produção para adaptação do SUS à mudança do Clima.
Com informações do site do Ministério da Saúde.