Serviços
Os usuários deste atendimento são os LACEN’s de todos os Estados do Brasil, órgãos de vigilâncias municipais, laboratórios particulares, hospitais e outros conveniados ao Instituto Evandro Chagas, em busca de apoio laboratorial ao diagnóstico de demandas humanas e animais, desde que cumpridos todos os critérios de recebimento de materiais biológicos vigentes no SEGEA.
O SEGEA apresenta uma área técnica estruturada para o adequado recebimento e acondicionamento de materiais biológicos e conta com uma equipe técnica treinada e capacitada para atender quaisquer tipos de demandas recebidas no IEC.
O SEGEA também apoia o ensino, promovendo estágios e treinamentos a estudantes de nível médio-técnico, por meio de convênios.
Horário de recebimento:
a) Materiais biológicos, tais como escarro, fezes e urina de pacientes atendidos na Seção de Epidemiologia (antigo SOAMU): 07h 30min às 9h00min;
b) Materiais biológicos provenientes de hospitais, laboratórios e órgãos de vigilância municipal da região metropolitana de Belém e demais municípios do Pará: 07h30min às 15h00min;
c) Materiais biológicos provenientes dos LACEN’S fora do Estado do Pará (via transportadora ou correios): 07h30min às 16h00min.