GOVERNANÇA NO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS
A governança pode ser compreendida, de forma geral, como um sistema composto por mecanismos e princípios que as instituições possuem para auxiliar a tomada de decisões e para administrar as relações com a sociedade, alinhado às boas práticas de gestão e às normas éticas, com foco em objetivos coletivos.
No âmbito da política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, esse tema encontra respaldo no Decreto nº 9.203, de 22/11/2017 (com alterações do Decreto nº 9.901/2019), cujo art. 2º traz o seguinte conceito:
“I – Governança pública - Conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”.
Nesta página você vai encontrar informações sobre a atuação da Comissão de Governança do IEC, sobre a Gestão da Estratégia Institucional, Gestão da integridade, Gestão do desempenho institucional/Plano de desenvolvimento das unidades (PDU’s), Gestão de Riscos e Gestão do orçamento. Terá ainda acesso a série dos relatórios de gestão produzidos anualmente pelo instituto.