Estabelece diretrizes para preparação, prevenção e resposta a eventos adversos e Emergências em Saúde Pública, reforçando a atuação do IEC como centro de excelência em vigilância, pesquisa e inovação. Estruturado em objetivos estratégicos, análise de riscos, fluxogramas operacionais, responsabilidades institucionais e ações em quatro eixos (prevenção, preparação, resposta e recuperação), o documento é dinâmico e adaptável a diferentes cenários, como exemplificado no plano específico para a COP30 em Belém, que prevê retaguarda laboratorial, matriz de risco, comunicação de risco e treinamentos para garantir pronta resposta.
Documentos GT COP 30
Publicado em
15/10/2025 15h53
Atualizado em
29/10/2025 12h14
Visa garantir a preparação, resposta e recuperação frente a agravos infecciosos que possam representar ameaça significativa à saúde pública durante o evento. O documento integra diretrizes da OMS, do Ministério da Saúde (SVSA/DEMSP) e dos planos estaduais QBRN, adaptadas ao contexto do IEC como laboratório de referência nacional NB3.
A oferta do serviço do Ambulatório da Saúde do Viajante pelo IEC em parceria com instituições locais como o Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), surge como resposta às demandas atuais e futuras, e se alinha à estratégia nacional de fortalecimento da vigilância integrada em saúde.