Notícias
Contra o mosquito
Evandro Chagas integra observatório de arboviroses no país
O Instituto Evandro Chagas (IEC), instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação ligada à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVSA) do Ministério da Saúde (MS), integra o Observatório Nacional de Arboviroses, lançado pelo MS na última quinta-feira (27) durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília. Disponível no portal do ministério, a ferramenta apresenta painéis de monitoramento de dados com atualização diária e relatórios semanais sobre a situação epidemiológica no âmbito nacional, estadual e municipal, além de materiais voltados a gestores, profissionais da saúde e sociedade em geral. A ação é mais uma iniciativa da pasta para a redução do número de casos de dengue e outras arboviroses com ações integradas de prevenção e vigilância realizadas em parceria com estados e municípios.
Acesse o Observatório Nacional de Arboviroses
A plataforma oferece suporte à tomada de decisão em todos os níveis de gestão, aprimora a detecção precoce de surtos, identifica tendências e antecipa cenários de risco, favorecendo a aplicação de ações de resposta e coordenadas pelo poder público, além de incentivar a participação e o engajamento da população nas medidas de proteção individuais e coletivas. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica e Vigilância Genômica (CNIE), com a participação do IEC.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, destacou a importância do observatório para o acompanhamento contínuo dos casos. “Com o lançamento desta plataforma, conseguimos oferecer à população e aos gestores informações mais claras e acessíveis sobre a evolução dos casos de dengue. Esse é um passo importante para garantir que as decisões sejam baseadas em dados atualizados e de fácil interpretação”, ressaltou.
Além do acesso a informações em tempo real, o observatório permite que profissionais de saúde e gestores municipais insiram dados específicos de suas regiões, garantindo um acompanhamento mais preciso e coordenado. “A integração dos dados e a visualização em tempo real das informações sobre arboviroses fortalecerão nossa capacidade de resposta, especialmente nas regiões mais afetadas”, acrescentou Ethel Maciel, secretária da SVSA.

- Técnicos de seis países da América Latina, em capacitação no IEC em Ananindeua/PA, em outubro de 2024
Qualificação de profissionais de saúde
Uma das ações do observatório é a oferta de cursos oficinas e treinamentos sobre vigilância, diagnóstico e manejo clínico de arboviroses para estados e municípios brasileiros. Nesse escopo, o IEC será uma das instituições responsáveis por treinamentos, além de continuar ofertando cursos de pós-graduação em áreas como virologia, epidemiologia e saúde pública e programas de residência.
“O que nós estamos fazendo, a pedido da nossa ministra, é que o IEC abra as suas portas para todos os municípios e estados do Brasil, para que sejam realizados treinamentos”, ressalta Ethel Maciel.
A redução dos casos de arboviroses e o lançamento do Observatório nacional fortalecem as ações de vigilância e resposta às doenças transmitidas por mosquitos. Em colaboração com os conselhos de Secretarias de Saúde (Conass e Conasems), o ministério segue implementando estratégias para combater essas doenças de forma eficaz e garantir que as ações de prevenção cheguem rapidamente à população.
A ferramenta, de acordo com a SVSA, busca fortalecer a comunicação e o trabalho conjunto entre as esferas federal, estadual e municipal, consolidando o Sistema Único de Saúde (SUS) como referência no enfrentamento às arboviroses.
Com informações do Ministério da Saúde