Notícias
Texto alternativo
O uso correto do texto alternativo
Acessibilidade Digital
Adicionar o texto alternativo em imagens é o primeiro princípio na acessibilidade.
No entanto, uma simples verificação por algumas páginas mostra que, quando o atributo não é sumariamente ignorado, apresenta implementações incorretas, equivocadas, e falhas, não cumprindo sua função. Como diversas outras recomendações em acessibilidade, a utilização correta do texto alternativo depende menos do conhecimento de código e da utilização de ferramentas e mais do conhecimento humano, da sensibilidade e interpretação pessoal daquele profissional que inseriu a imagem na página. As orientações que se seguem visam ao esclarecimento e à melhoria da qualidade dos textos alternativos. Os exemplos a seguir são direcionados ao seu uso em imagens, porém os princípios podem ser aplicados a qualquer outra mídia de conteúdo não-textual na internet.
A função do texto alternativo
O principio do texto alternativo é que os sistemas atuais não têm capacidade de analisar e determinar o que uma imagem representa no contexto de uma página. Resta a equipe que alimenta a página, o fator humano, determinar o conteúdo e a função de uma dada imagem na página.
As funções básicas de um texto alternativo são:
- Permitir a tradução do conteúdo/função da imagem pelos leitores de tela utilizados por pessoas portadoras de deficiência visual;
- Ser mostrado no lugar da imagem em navegadores-texto ou em navegadores que, por sua preferência, o usuário desabilitou o uso de imagem;
- Prover um sentido e descrição a imagens para que os motores de busca possam identificar e classificar.
Blocos de texto e parágrafos
Os parágrafos devem ter tamanhos razoáveis, com frases não muito longas, pois podem prejudicar a leitura com os leitores de tela e os avatares de Libras: a média deve ser em torno de 80 caracteres por linha. Larguras muito finas, com menos de 80 caracteres, não configuram uma barreira, mas prejudicam a leitura de quem navega com leitor de telas, pois é necessário clicar mais vezes no teclado para mudar de linha na leitura. Evite o uso de textos longos em caixa alta ou condensados. Em blocos de texto, evite o alinhamento justificado: o recomendado é sempre o alinhamento à esquerda.
Fontes
As fontes devem ser fluidas e de fácil entendimento. Evite o uso de fontes rebuscadas e manuscritas. O tamanho mínimo recomendado é de 18 pontos ou 14 pontos em negrito. Não é recomendado configurar o tamanho das fontes para um tamanho menor do que o padrão dos navegadores: pessoas autistas e pessoas com baixa visão, por exemplo, têm dificuldades com textos de letras pequenas. Também respeite um espaçamento mínimo entre as linhas.
Uso da Cor
A escolha de cores deve ser feita com cuidado porque as pessoas enxergam cores de formas diferentes. Algumas não conseguem enxergar todos os espectros de cores, como nos diversos tipos de daltonismo – algumas não enxergam o vermelho, outras o azul, outras o verde e outras não enxergam cor alguma. As cores utilizadas podem ter um impacto muito grande na forma como essas pessoas percebem e compreendem o conteúdo.
Confira a Cartilha de Acessibilidade GOV.BR