Notícias
Súbita Companhia celebra 18 anos de dança com espetáculos em São Paulo
Espetáculos "Dito" e "O medo da morte das coisas" - Súbita Companhia / Divulgação
A Súbita Companhia, um dos coletivos teatrais mais atuantes do Paraná e que vem despontando no cenário nacional, chega a São Paulo com com dois espetáculos ainda inéditos na cidade no ano em que comemora 18 anos de trajetória. “Dito” e “O medo da morte das coisas” são dois solos autoficcionais da companhia curitibana, que estrearam em 2024 e que pela primeira vez na história do grupo ganham direção de uma artista convidada. A temporada, contemplada no Programa Apoio a Ações Continuadas da Funarte, será entre os dias 20 e 30/11 no Teatro Arthur Azevedo.
Ambos espetáculos são resultado da pesquisa continuada em encenação e dramaturgia contemporâneas desenvolvida pela companhia, com foco nos estudos do corpo e do movimento. Partindo de textos escritos pelo próprio elenco, as peças partem de pesquisas particulares, mas dialogam entre si tanto pelo processo de criação e cenários compartilhados quanto pelos temas, que percorrem questões vinculadas à memória.
"O medo da morte das coisas" solo de Maíra Lour, marca seu retorno aos palcos como atriz depois de muitos anos à frente da direção dos espetáculos do grupo. A obra investiga a durabilidade e a necessidade de manutenção das coisas e das relações. O solo mostra uma mulher que dança e revela suas memórias em um apartamento antigo que apresenta marcas de desgaste do tempo e precisa de cuidados. Ao observar as manchas, o mofo, as rachaduras e vazamentos ela se volta para dentro de si e se confunde com aquele lugar.
Após a apresentação do dia 23 de novembro (domingo), haverá um bate-papo aberto ao público, com participação do elenco e direção dos espetáculos e mediação do crítico teatral Fernando Pivotto (Tudo menos uma crítica). A passagem do grupo por São Paulo contempla ainda a realização de uma oficina de Criação de Solos, ministrada por Maíra Lour e Pablito Kucarz. A atividade, que acontece nos dias 28 e 29 de novembro (sexta e sábado), está com inscrições abertas.
Serviço
Espetáculos | Dito + O medo da morte das coisas - Súbita Companhia
20 a 30 de novembro de 2025 | Qui a Sáb 20h30 | Dom 19h
Teatro Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo.
Entrada gratuita
Reservas através do Sympla
Classificação indicativa: 16 anos
* Os espetáculos serão apresentados em sequência
* Após a apresentação do dia 23/11, haverá um bate-papo mediado por
Fernando Pivotto
* A apresentação do dia 27/11 contará com tradução em LIBRAS
* A apresentação do dia 29/11 contará com recurso de audiodescrição
Oficina “Criação de Solos” com Maíra Lour e Pablito Kucarz
28 e 29 de novembro | Sex e Sáb, das 13h às 16h
Teatro Arthur Azevedo (Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo - SP,
03115-020)
Inscrições gratuitas até 23/11 através do