Notícias
Ibercena define estratégias para as artes cênicas da Ibero-América em nova reunião, no Chile
Encontro reuniu mais de 30 pessoas dos 14 países-membros do programa
Entre os dias 8 e 10 de abril, foi realizada em Santiago, no Chile, a XL Reunião Intergovernamental do Programa Ibercena. Foi a quarta vez que o país sediou o encontrou, que reuniu mais de 30 pessoas dos 14 países-membros. Na condição de REPPI - Representante dos Países nos Programas e Iniciativas no programa Ibercena pelo Brasil, o diretor de Artes Cênicas da Funarte, Rui Moreira, também representando a presidenta Maria Marighella, foi convidado pelo Ministério da Cultura, Artes e Patrimônio do Chile para encontro.
Durante a reunião, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Portugal, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Uruguai, além da República Dominicana (país especialmente convidado), reafirmaram o compromisso com as artes cênicas como motor de mudança e espaço de encontro.
O Brasil, por meio da Funarte, compõe todas as comissões de trabalho que, previamente, em reuniões remotas, geram a pauta para os encontros presenciais do conselho intergovenamental. Nesses espaços, a Fundação levanta questões sobre políticas comuns entre os países pertencentes ao programa, articula, debate e se posiciona sobre temas como: equidade étnico cultural e a presença equilibrada das linguagens artísticas nos eixos de atuação do programa.
Novos projetos em pauta
Entre as pautas dessa reunião presencial no Chile, foi discutido o aprofundamento do conceito “bilingue” instaurado no programa em 2023. Com a decisão de que a comunicação seja toda feita em português e espanhol como estratégia para ampliar a participação e interação dos agentes culturais ibero-americanos e para estimular a difusão das múltiplas culturas abarcadas no programa, por iniciativa do Brasil, em uma parceria entre a Funarte e o Instituto Guimarães Rosa Santiago da Embaixada do Brasil, está em negociação a estruturação de um curso para sensibilização do idioma português para os membros hispano falantes da Unidade Técnica e do Conselho Intergovernamental do programa.
Confirmou-se, durante a reunião, a realização do Projeto Especial "Confluência de Artes Cênicas Afro-Ibero-Americanas", que acontecerá na província de Limón, Costa Rica, em 24 e 25 de setembro de 2025. A ação contará com a participação de especialistas da Costa Rica, Colômbia, Brasil, Panamá e Portugal, que colaboraram no desenvolvimento desse projeto.
A proposta desse projeto é contribuir para a estruturação da construção de políticas públicas de atenção aos artistas afrodescendentes e aos produtos cênicos gerados, e aos objetivos do Plano Quinquenal 2025-2030, bem como a atenção específica às necessidades de uma das variáveis de inclusão, sempre contempladas no Ibercena.
Ainda no contexto de projetos especiais do Ano Ibero-americano das Artes Cênicas, foi apresentado pela Funarte, nessa reunião, o projeto do Primeiro Encontro da Rede Ibero-americana de Circo, para promover o Encontro Ibero-americano de Políticas e Práticas em Artes Circenses, a ser realizado no biênio 2025-2026 na cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (Enclo), da Funarte.
Os países Uruguai, Brasil, Portugal e a Secretaria-Geral Ibero-americana (Segib) manifestaram apoio para a realização do primeiro Prêmio Ibero Americano de Dança Alicia Alonso. Os Ministros das Relações Exteriores dos países ibero-americanos, reunidos em 30 de novembro de 2020, reconheceram a profícua trajetória da Primeira Bailarina Absoluta Alicia Alonso (Cuba, 1920–2019), prestando homenagem à sua valiosa contribuição à dança e às culturas ibero-americana e universal, e declararam que todo dia 21 de dezembro será comemorado como Dia da Dança Ibero-americana, para homenagear seu nascimento e transmitir seu legado às gerações futuras.
>> Leia também: Ibercena lança página especial para divulgar artes cênicas da Ibero-América
Ano Ibero-americano das Artes Cênicas – Abertura no Chile
Durante o encontro, também foi realizado o marco inaugural, aberto ao público, do Ano Ibero-americano das Artes Cênicas. No Museu da Memória e dos Direitos Humanos, as representantes e os representantes do CII assistiram à peça "Só nos resta cantar" (Sólo nos queda cantar), o mais recente trabalho da histórica companhia chilena La Patogallina, reunindo organizações culturais, artistas e cidadãos em torno da experiência teatral, que convidou o público a mergulhar na história recente do Chile por meio de melodias e canções.
A iniciativa, organizada pelo Ministério da Cultura, Arte e Património do Chile, contou com a presença da Ministra da Cultura, Artes e Património do Chile, Carolina Arredondo, da diretora do Museu da Memória e dos Direitos Humanos, Maria Fernanda García, e do coordenador do Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), Enrique Vargas.
O Ano Ibero-Americano das Artes Cênicas tem o apoio da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) e do Programa Ibercena. Sob o lema “Cenas da Diversidade”, este ano será dedicado a comemorar, a celebrar e a destacar o impacto positivo do circo, da dança, do teatro e das artes vivas nas nossas sociedades, promovendo o diálogo, a reflexão e uma cultura de paz nos 22 países do Espaço Cultural Ibero-Americano.
Sobre o Ibercena
O Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas integra a Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) aos países que financiam o programa. Os recursos financeiros para a iniciativa provêm das contribuições dos países-membros. O Brasil, representado pela Funarte, faz parte do programa desde o ano de 2010. Por meio do Fundo, é promovido o estímulo e a integração das atividades de circo, dança, teatro e artes vivas da região ibero-americana.
A missão do Ibercena é “promover o intercâmbio, a criação e a profissionalização das Artes Cênicas Ibero-Americanas, estimulando a sua circulação, coprodução, investigação e divulgação, reconhecendo a diversidade cultural dos países do Espaço Cultural Ibero-Americano, alinhando as suas ações com a Agenda 2030” (ONU). A missão da iniciativa foi estabelecida na IX Conferência Ibero-americana de Cultura, em 2006.
De 9 a 11 de abril de 2024, o Brasil foi sede da XXXVIII Reunião do Conselho Intergovernamental do Ibercena, ação produzida e coordenada pela Diretoria de Artes Cênicas da Funarte