Notícias
Funarte reverencia Hermeto Pascoal, multi-instrumentista ícone da música universal
Hermeto Pascoal / Crédito: Bernd Scholkemper | Reprodução Wiki Commons
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) reverencia Hermeto Pascoal, multi-instrumentista alagoano que revolucionou a música brasileira, tornando-se referência mundial de habilidade, criatividade e inovação. Começou a carreira nas rádios de Recife (PE) e ganhou o mundo com uma produção singular, apoiada em uma relação simbiótica e apaixonada com a música.
Fascinado pelos sons na natureza, Hermeto desafiou os gêneros quando propôs a criação musical a partir do próprio corpo e de objetos comuns. Autodidata, dedicou a sua vida à produção musical - como compositor, instrumentista e produtor - e criou um estilo único, que o fazia transitar entre o erudito e o popular, o jazz e o baião. Sua incrível habilidade musical e sua aparência tomada pelas barbas e cabelos longos rendeu o apelido de “O Bruxo”.
Sua produção, organizada em acervo com mais de 10 mil canções e 26 álbuns, toma alcance imensurável. Amplamente premiado em todo o mundo, venceu em 2024 o Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz e, este ano, ganhou a estatueta de “Melhor artista instrumental” no Prêmio da Música Brasileira 2025. Em 2010, foi condecorado pelo presidente Lula com a Ordem do Mérito Cultural.
Em 2024, na edição de 30 anos da Womex - The World Music Export, realizada em Manchester (Inglaterra), ele foi o primeiro músico brasileiro homenageado pelo prêmio ‘Artist Award’, apoiado no contexto da missão Funarte Brasil Conexões Internacionais. Em agosto deste ano, sua participação abrilhantou o Psicotrópicos, festival que recebeu o Prêmio Especial Brasil – Ibermúsicas/Funarte – 2024, por divulgar a música brasileira fora do território nacional e em qualquer parte do mundo.
A Funarte se solidariza com familiares, amigos e admiradores, reiterando sua irrefutável contribuição à música universal - como gostava de se identificar. Seu legado permanece, exemplo imortal da inventividade, criação e da arte como fundamento.