Notícias
Funarte representa o Brasil na Reunião Anual da Plataforma Ibero-Americana de Dança, no Panamá
.
O Brasil esteve presente na Reunião Anual da Plataforma Ibero-Americana de Dança (PID), realizada no Panamá, entre os dias 21 e 23 de outubro, com a participação de instituições governamentais de 14 países da região, além de representantes da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e do Programa Ibercena. A Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, representa o Brasil no Ibercena.
Com a presença do diretor do Centro de Dança da Funarte, Rui Moreira, o evento teve como objetivo discutir o panorama da dança na Ibero-América e o papel da PID no fortalecimento das relações em rede no campo da dança. Também foram abordados temas estratégicos como as novas adesões de países à plataforma, o balanço das ações de 2025 e a definição das linhas de ação para o período de 2026 a 2030, em articulação com parceiros da Segib, OEI e Ibercena.
O tema central da reunião foi a institucionalização da PID, com foco na construção do Plano Estratégico 2026-2030, que atualiza sua visão, missão e objetivos, define novos projetos e estabelece uma estrutura de governança capaz de assegurar a continuidade e o impacto das ações em toda a região ibero-americana.
A participação brasileira reforçou o protagonismo do país em processos de criação, formação, difusão, pesquisa e profissionalização da dança, em consonância com as diretrizes da Política Nacional das Artes, especialmente no que diz respeito à consolidação do direito às artes e ao fortalecimento das redes culturais ibero-americanas.
Além do Brasil, participaram representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.