Notícias
Funarte recebe ‘Redômara’, integração de dança contemporânea e música experimental, no RJ
Herika RK e O. no espetáculo "Redômara" / Lucas Vaz
A Funarte recebe, em seu Teatro Dulcina, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), de 12 a 14 de dezembro, o espetáculo multilinguagem “Redômara”, unindo dança contemporânea e música experimental. No trabalho, criado e apresentado por Herika RK e O., as artistas integram som, movimento e natureza, conectando música, dança e paisagem. Seu objetivo principal é ocupar espaços – urbanos, naturais ou cênicos com suas pesquisas artísticas. Com apoio do Programa Funarte Aberta, o projeto tem como inspiração e tema o Aterro do Flamengo – Zona Sul da cidade.
“Redômara” é resultado da pesquisa das criadoras, na qual estudam como o som e o movimento alimentam um ao outro. Herika trabalha com o corpo, com ideias como “transmutação”, a transformação de uma coisa em outra ; – e como as coisas se formam, se deformam e vibram inclusive nas pessoas e principalmente nos seus corpos. Também utiliza a observação do movimento das plantas e como elas interagem com os objetos de cena. A artista multimídia é orientada por sua pesquisa sobre o corpo e com ele, unindo dança contemporânea, butô – uma técnica de teatro-dança tradicional japonesa – e performance.
Já O. trabalha com música eletroacústica. Usa modulações de sinais elétricos, guitarra, pedais de efeito, sintetizador e vários objetos e materiais, como chapas de metal, além de difusão acusmática – técnica na qual o som é espalhado por diversos alto-falantes, distribuídos nos espaços de forma calculada.
“Com duração de cerca de uma hora, a apresentação provoca uma experiência para os sentidos: um mergulho nos sons e nos movimentos, no qual o tempo parece se dilatar, com emissões sonoras moduladas – com manipulações de altura e intensidade – e vibrações nos corpos. Elas convidam o público a se entregar à contemplação – apreciação atenta utilizando-se a sensibilidade – da paisagem e da fantasia que ela proporciona.”, afirma a produção.
Serviço
Redômara - por Herika RK e O.
De 12 a 14 de dezembro – sexta-feira a domingo
Horários: sexta e sábado às 19h e domingo às 18h
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 40; meia-entrada: 20 | Vendas no site Sympla, aqui, neste link, ou na bilheteria
Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Mais informações: instagram.com/redomara_