Notícias
Funarte publica edição 2025 do Programa Funarte Aberta no Rio de Janeiro
.
A Fundação Nacional de Artes - Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), anunciou nesta sexta-feira, 27 de dezembro, o Programa Funarte Aberta 2025 – Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e ficam abertas a partir das 10h01 (horário de Brasília) de segunda-feira, 30 de dezembro, exclusivamente pela internet, mediante preenchimento e envio do formulário de inscrição on-line, disponível no link abaixo. De acordo com o edital, as/os proponentes podem optar por apresentar o projeto de forma oral ou na Língua Brasileira de Sinais, em formato de vídeo.
Inscrições no Programa Funarte Aberta 2025 - Rio de Janeiro (link disponível a partir de 30/12/2024)
O chamamento público, em formato de cessão de pauta de fluxo contínuo, é aberto a proponentes de todas as regiões brasileiras. Destina-se à cessão de pauta dos espaços culturais da Funarte no Rio de Janeiro para projetos artístico-culturais em seus mais diversos formatos: criação, pesquisa, ensaio, residência; atividades abertas ao público ou gravações em audiovisual; além de ações de “formação e de intercâmbio”, conforme item 1.3 do edital. A cessão de pauta é gratuita.
Os projetos poderão ser realizados nos seguintes espaços da Funarte no Rio de Janeiro: Teatro Dulcina, Teatro Glauce Rocha, Teatro Cacilda Becker e Centro Técnico de Artes.
Participação
Podem participar do chamamento público Pessoas Físicas, maiores de 18 anos, Pessoas Jurídicas de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, Microempreendedores Individuais (MEI) e Empresários Individuais (EI), com experiência no campo da cultura e das artes.
O período de ocupação é de 3 de fevereiro a 31 de dezembro de 2025, conforme disponibilidade de pauta do espaço. Horários para programação e informações técnicas estão disponíveis no edital.
Venda de ingressos e bilheteria
No projeto inscrito, poderá estar prevista cobrança de ingressos a preços populares, para apresentações, com valor máximo de R$ 100 e obrigatoriedade de meia-entrada. Será permitida a venda on-line e toda a arrecadação será revertida para a produção do espetáculo. “Para atividades de outras naturezas, a previsão de cobrança deve ser devidamente justificada e será avaliada pela Funarte”, conforme consta no edital.
Sobre o Programa Funarte Aberta
As principais finalidades do Programa Funarte Aberta são: promover o acesso de agentes artístico-culturais e a aproximação do público às artes e aos espaços da Funarte; apoiar projetos artístico-culturais oriundos de diversos segmentos, linguagens artísticas, setores da sociedade e territórios de atuação; estimular a formação e mediação de público, bem como a reflexão crítica; valorizar a produção das artes brasileiras colaborando para o desenvolvimento de sua rede produtiva; contribuir para a ampliação do acesso e da fruição de bens e serviços artístico-culturais em âmbito nacional – cumprindo as diretrizes do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), do Plano Nacional de Cultura (PNC) e dos Planos Setoriais; e contribuir para a implementação da Política Nacional das Artes no âmbito das políticas culturais do Ministério da Cultura.