Notícias
Funarte MG recebe o espetáculo “O Sexo do Vento”
“O Sexo do Vento” - foto: Juliana Hilal
O Complexo Cultural Funarte MG recebe, nos dias 25 e 26 de julho, às 20h, o espetáculo “O sexo do vento”, estreado pelo cantor e ator, Dude São Thiago. Concebido como um livro de canções, o espetáculo tem apoio do Programa Funarte Aberta e convida o público a uma experiência em que música e poesia se entrelaçam.
O título foi inspirado pela música “Invento”, do gaúcho Vitor Ramil, que fala da potência de movimento trazida pelos ventos e está presente no repertório. Dude conta que “é uma provocação para a ambiguidade do mundo – afinal, qual seria o sexo do vento?”. Para compor a narrativa do espetáculo, Dude costura canções como O que será (à flor da pele), de Chico Buarque; Cais e Conversando no Bar, de Milton Nascimento; O Charme do Mundo e Grávida, de Marina Lima; Magrelinha, de Luiz Melodia, dentre muitas outras. Destaque também para Cabaré, de João Bosco e Aldir Blanc, que ganhou um videoclipe com direção de Emerson de Lucca Brandt, disponível no canal YouTube de Dude.
Com uma encenação concebida a partir de quatro cenas - Denúncia, Fe(me)nino, Milagre e Invenção, a proposta do espetáculo é contar “a história de como contamos nossas histórias”, afirma o artista, que estará no palco acompanhado por uma banda formada pelos músicos Iuri Salvagnini (piano), Billy Magno (sopros) e Adriano Busko (percussão).
“Não é um show, pois tem um tanto de teatro; não é uma peça, pois tem algo de récita. É nessa brecha identitária que se dá o acontecimento cênico, um rito ao encontro com uma chance de futuro”, elabora Dude. “A inspiração foi, de fato, uma necessidade de olhar o mundo de forma diferente e fazer um resgate da poesia”, diz.
O Sexo do Vento tem direção musical e arranjos do pianista Iuri Salvagnini, direção de movimento de Tutu Morasi, supervisão cênica do ator e diretor João Paulo Lorenzon e mentoria artística da cantora, compositora e poeta Ana Luiza.
Serviço
Espetáculo “O Sexo do Vento”, de Dude São Thiago
25 e 26 de julho de 2025 - sexta e sábado
20h
Local: Funarte MG - Rua Januária, 68. Centro
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 60,00 (R$ 30,00, meia entrada) via Sympla