Notícias
Funarte MG recebe a 14ª edição do FESTTO - Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni
Foto: Instituto In-Cena
O Complexo Cultural Funarte MG recebe entre os dias 12 e 15 de junho parte da programação do FESTTO - Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni. Grupos artísticos de diversas comunidades exploram a multiplicidade de linguagens artísticas para criar conexões e diálogos entre artistas independentes e o público, e proporcionar a descentralização de ações territoriais.
A entrada é gratuita mas é necessária a retirada de ingressos online através do Sympla. O FESTTO é realizado pelo Instituto In-Cena com recurso da Lei Paulo Gustavo do Estado de Minas Gerais e foi apoiado pelo Programa Funarte Aberta 2025.
Ao todo, a programação do Festival passará por sete cidades - Janaúba, Unaí, Belo Horizonte, Ipatinga, Itambacuri, Poté e Teófilo Otoni. Ao todo serão 13 espetáculos, 02 rodas de conversas, 03 oficinas, 03 shows, além de contemplar a 4° edição do Festival Gastronômico Cozinha Afetiva!!
Confira a programação do Festival no Complexo Cultural Funarte (Belo Horizonte):
12/06 (quinta-feira)
Espetáculo “SARAU IN-CENA” - Grupo In-Cena de Teatro – Teófilo Otoni/MG
O In-Cena apresenta fragmentos dos espetáculos do repertório, uma grande festa onde o público é personagem integrante deste encontro. Os atores apresentam cenas dos espetáculos Em Verdade Vos Digo, Às Margens, A Menina e o Cuca, O Menino Que Aprendeu a Imaginar, Sarau das Tretas e outras performances e dramaturgias de trabalhos do coletivo que prepara as comemorações dos seus 20 anos.
Horário: 20h30
Classificação: 14 anos
13/06 (sexta-feira)
Espetáculo “MARIANA CATIBIRIBANA”, com Chrika de Oliveira – Ipatinga/MG
Inspirado livremente no livro de Nena de Castro, escritora Ipatinguense, o espetáculo conta a história de Mariana, uma menina que se diverte ao descobrir a magia das letras e sons e passa a entender melhor a origem das histórias e lendas africanas. Sempre com a ajuda de Bakulo, que lhe conduz de forma lúdica pelas histórias, Mariana embarca em várias aventuras para encontrar as princesas que se pareçam com ela.
Horário: 16h
Classificação: Livre
14/06 (sábado)
Oficina Teatral “DRAMATURGIA DO CORPO”, com André Luiz Dias – Teófilo Otoni/MG
A oficina propõe uma vivência prática voltada para artistas, estudantes e interessados em investigar o corpo como instrumento expressivo e criativo, abordando princípios fundamentais da composição cênica a partir do movimento, estimulando a percepção corporal, a escuta sensível e a construção de narrativas físicas.
Horário: 9h
Classificação: 14 anos
RODA DE CONVERSA “BRASIL PLURAL – Conexões e Diálogos em Solo” com artistas e grupos – Convidados: Valéria Cristina da Costa/Diamantina, Heloisa Marina/BH, Evandro Passos/BH e Aline Garcia/Tiradentes
A Roda de Conversa estreita laços e proporciona o diálogo entre academia, curadores e fazedores de cultura, buscando conectar possibilidades, meios de produção, gestão e partilhando experiências em solos mineiros.
Horário: 16h
Classificação: Livre
Espetáculo EU NUNCA MAIS VOU TE ESQUECER, Cia de Teatro "É ISSO, É? – Joaíma/MG
Em “Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer”, os espectadores são transportados para o sertão nordestino, onde Rosa Maria (Rosinha) e Antônio vivem uma história de amor improvável. Rosinha, uma jovem rica e sonhadora, se apaixona por Antônio, um artista pobre e contador de causos. Enquanto tentam viver esse amor proibido, são surpreendidos pela maquiavélica Pixota, que usando o esperto Zezinho (Cheira Calcinha), um morador do sertão com uma mania inusitada, planejam um plano mirabolante para separar o casal. Será que o amor de Rosa e Antônio resistirá a essas adversidades? Escrita por Luiz Navarro e dirigida por André Nascimento e Carlos Pereira, é uma tragicomédia que mergulha no universo nordestino através de canções dos cancioneiros da região nordestina e construções cênicas envolventes.
Horário: 20h30
Classificação: 12 anos
Serviço
FESTTO - Festival Nacional de teatro de Teófilo Otoni
03 a 18 de junho |
12 a 15 de junho no Complexo Cultural Funarte - Rua Januária, 68. Centro. Belo Horizonte
Entrada Franca
Ingressos através do Sympla