Notícias
Funarte MG recebe 23º Festival Mundial de Circo a partir de 09 de agosto
23º Festival Mundial de Circo / Crédito: Weslei Soares
Mais uma vez, a Cidade do Circo será montada no Complexo Cultural Funarte MG. O 23º Festival Mundial de Circo - primeiro festival internacional dedicado exclusivamente ao circo na América Latina - acontecerá de 9 a 17 de agosto em vários espaços de Belo Horizonte, sendo a Cidade do Circo, na Funarte, aberta nos dias 16 e 17 de agosto; sábado e domingo, com entrada franca. O Festival é contemplado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas.
Integrado à Temporada França/Brasil 2025, o Festival celebra toda a magia e a diversidade da produção circense contemporânea, com uma programação nacional e internacional que, além de brasileiros e franceses, reunirá expoentes de outros países parceiros, como a Argentina.
Entre as novidades desta edição está o lançamento do “Passaporte Experimenta Circo”, com a participação de escolas de circo que abrirão suas portas para quem quiser experimentar a prática circense gratuitamente.
Na “Cidade do Circo”, a ideia é reunir artistas e público em um único local, em uma experiência circense completa. “A Funarte é quase que o coração do festival. Foi onde iniciamos, com a proposta de ser um espaço totalmente ambientado com a estética circense, com lona, picadeiro, para que o público fosse imerso no universo do circo. Foi assim que surgiu a Cidade do Circo, que nos acompanha em quase todas as edições.”, explica Fernanda Vidigal, curadora do Festival.
A “Cidade do Circo” também irá abrigar a “Mostra Cine Circo”, com uma seleção especial de filmes, com produções para o público infantil e adulto. Entre os títulos, destaca-se o documentário “Minha avó era palhaço”, de Ana Minehira e Mariana Gabriel. O filme conta a trajetória artística da primeira palhaça negra do Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis: o palhaço Xamego, a grande atração do Circo Guarany no início da década de 40.
Sobre o Festival Mundial de Circo
O Festival Mundial de Circo é o primeiro festival internacional dedicado exclusivamente ao circo na América Latina. O evento é realizado em Belo Horizonte desde 2001 com a proposta de valorizar e democratizar a arte circense brasileira, formar plateia para o circo nacional e contribuir para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Brasil. O festival já realizou 22 edições, com 1145 apresentações de 560 grupos/artistas de 39 países e de várias partes do Brasil, e contou com a participação do Cirque du Soleil e do circo americano Ringling Bros.
De acordo com a curadora Fernanda Vidigal, o grande diferencial do Festival Mundial de Circo está na diversidade e na multiplicidade de linguagens e estéticas que o próprio circo oferece. "Essa característica faz do festival um evento plural que atinge todas as idades e classes sociais. Ruas, praças, parques, teatros, espaços urbanos, comunidades rurais e, claro, a lona de circo, já foram palco e picadeiro ocupados pela arte circense durante o evento".
A programação completa do Festival Mundial de Circo está disponível no site www.festivalmundialdecirco.com.br e no Instagram @festivalmundialdecirco. As atividades na Funarte e nos espaços públicos terão entrada franca.
Serviço
23º Festival Mundial de Circo
Data: 9 a 17 de agosto
Local: Cidade do Circo - Funarte MG
Rua Januária, 68. Centro. Belo Horizonte-MG
Acesse a programação completa no site www.festivalmundialdecirco.com.br