Notícias
Funarte leva comitiva brasileira à Womex pelo terceiro ano consecutivo
.
A música brasileira estará mais uma vez representada na maior feira de negócios do mercado musical global. A 32ª edição da Womex – Worldwide Music Expo acontecerá de 21 a 25 de outubro, em Grã Canária, na Espanha, reunindo mais de 2.500 profissionais e artistas de cerca de 90 países para uma agenda de networking, shows e atividades formativas. A missão do Brasil em comitiva oficial, formada por agentes, artistas e grupos do Brasil, resulta do projeto Music From Brasil, realizado pela BM&A – Brasil Música e Artes e ApexBrasil, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Ministério do Turismo. A ação integra o Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais, mecanismo para as ações de internacionalização das artes brasileiras previstas na Política Nacional das Artes (PNA).
Com a participação da diretora do Centro de Música, Eulícia Esteves, a delegação da Funarte levará ao evento a pluralidade da música brasileira contemporânea. São 15 curadores, empresários, produtores e comunicadores, que representam redes e coletividades, movimentando a cadeia produtiva nacional e em seus territórios: Carla Yared (RJ), Constança Scofield (RJ), Eliane Dias (SP), Ivan Ferraro (CE), Larissa Sossai (MT), Makely Ka (MG), Melina Hickson (PE), Monica Cosas (SP), Nayron Rodrigues (SP), Phil Baptiste (RJ), Potyra Lavor (BA), Priscila Melo (SP), Rafael Moura (PE), Talita Cordeiro (RJ) e Welton do Amaral (PR).
Além desta lista de profissionais do mercado da música, o Brasil também estará nos palcos. Baile do Mestre Cupijó (PA) e Tiganá Santana (BA) integram a importante seleção oficial da Womex, que apresenta 33 atrações de todo o mundo, em disputada curadoria. Para completar, o “Palco Brasil”, com curadoria da Funarte chancelada pela Womex, leva à offWomex os shows de Almério (PE), Assucena (BA) e Jéssica Gaspar (RJ).
Na programação de conferências, a mesa “Conectando profissionais da música de todas as Américas”, em 22 de outubro, às 15h, terá a participação de Flavio de Abreu, da BM&A. O encontro objetiva compartilhar experiências sobre os mercados musicais, apresentar projetos, explorar oportunidades de colaboração e fortalecer conexões e parcerias.
A ação coordenada da BM&A com o Governo Federal é somada com a participação do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Salvador e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), compondo uma lista ainda maior de presenças e articulações brasileiras. Fortalecido com essa cooperação multilateral e federativa, o estande do Brasil na Womex tem se firmado como um destacado polo de convergência, atração de público e geração de negócios. Em 2025, por exemplo, a comitiva realizou mais de 100 reuniões de negócios na feira.
Histórico – A trajetória do Brasil na Womex é longeva, mas foi em 2024 que a Funarte reconfigurou essa presença, aplicando diretrizes públicas à formação da comitiva brasileira no evento. Tal direção tem posicionado o Brasil como destaque nas recentes edições da Womex, palco para difusão da diversidade da música brasileira, ativando novas lideranças culturais do país nas vitrines internacionais.
A missão se realiza em parceria com a BM&A – Brasil Música e Artes, organização da sociedade civil que atua no desenvolvimento de ações de capacitação, negócios, atividades culturais e divulgação da música e das artes brasileiras no exterior. Desde 2002, a BM&A tem sido responsável pela execução do projeto “Music From Brasil”, junto com a ApexBrasil, que tem como uma de suas ações a organização da delegação brasileira na Womex.
Em 2024, a histórica representação brasileira com a Funarte em Manchester, na Inglaterra, contou com a consagração de Hermeto Pascoal (1936-2025) com o prêmio “Artist Award” – o primeiro brasileiro homenageado com este reconhecimento. Já em 2025, em Tampere, na Finlândia, a Funarte inaugurou o “Palco Brasil” na offWomex, com shows de Flaira Ferro (PE), Esdras Nogueira (DF) e Badi Assad & Sérgio Pererê (SP/MG). Nos dois anos, artistas brasileiros estiveram também na seleção oficial do evento: Jonathan Ferr (RJ), em 2024, e o grupo Suraras do Tapajós (PA), em 2025.
Nesta agenda estratégica, um retrato plural das cenas musicais brasileiras vem se apresentando ao mundo. A Política Nacional das Artes, que orienta a atuação do Estado brasileiro, entes federativos, agentes e instituições da sociedade civil, baseia a iniciativa.
Além de toda concepção curatorial e organização da missão, numa ação que também engloba atividades prévias de capacitação para os agentes da delegação, a Funarte custeia passagens aéreas, seguros e credenciais de participação na Womex, bem como oferece suporte com o serviço de tradutores na feira.
Conheça a Comitiva Funarte na Womex 2026:
Carla Yared (RJ) @carla_yared_
Diretora da CAJA Arquitetura Cultural, criada em 2009, especializada em gerenciamento de carreiras e projetos culturais. Atua com artistas como Simone Mazzer, Natascha Falcão, Cida Moreira e Daúde, além do projeto Jazz das Minas. No currículo, estão realizações em grandes eventos como MIMO Festival, ExpoRio e Virada Cultural Carioca.
Constança Scofield (RJ) @consscofield
Diretora da Toca Discos ao lado de Felipe Rodarte. Com quatro indicações ao Grammy Latino e um catálogo de mais de mil fonogramas, trabalha atualmente com artistas como Ludom, Bê Vieira, The Baggios, Soul de Brasileiro, Raya e Coisa Nossa, em parceria com a Universal Music. Por meio da Toca & Becker, braço de shows e representação internacional em sociedade com a produtora Cristina Becker, amplia suas conexões no mercado global.
Eliane Dias (SP) @elianedias_
Lidera, ao lado de Kaire Jorge, a Boogie Naipe, empresa de entretenimento e música, com foco na música urbana. Atua em agenciamento, representação e gestão de carreira de artistas como Racionais MC’s, Mano Brown, Duquesa, Yunk Vino e Danzo.
Ivan Ferraro (CE) @ivanfeira
Representante da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), criada em 2005 com o objetivo de dialogar com o poder público sobre políticas em favor do segmento de música ao vivo. Tem atuado para fortalecer as pautas relacionadas à cultura, à fruição dos artistas locais de todas as regiões do Brasil e o desenvolvimento de novos festivais.
Larissa Sossai (MT) @sossailari
Fundadora da Lambuza Musical, leva ao mundo artistas que fazem da Amazônia, do Pantanal e do Cerrado a base de sua arte. Cuida do agenciamento, da produção e do lançamento de trabalhos como a conferência FeMus MT, Feira da Música de Mato Grosso, e leva ritmos da região para São Paulo com a Noite Cuiabana.
Makely Ka (MG) @makelyka
Representante do Fórum da Música de Minas Gerais, articulação do setor musical mineiro que estabelece diálogos entre diferentes agentes da música e o poder público. O Fórum conta com a participação de agentes culturais com experiência em construção de políticas culturais, gerenciamento de editais e formulação democrática de planos de trabalho.
Melina Hickson (PE) @melinahickson
Criadora da Fina Produção, responsável pela concepção, curadoria e direção geral do Porto Musical – convenção internacional de música, que acontece desde 2005 em Recife. Desenvolve a carreira de SIBA, Tássia Reis, Mestre Ambrósio e Samuel de Sabóia.
Monica Cosas (SP) @akassacultural
Fundadora da Akassá Cultural, agência internacional de criação, curadoria e produção de projetos culturais, festivais e circulação artística. Há mais de duas décadas, promove a internacionalização de artistas brasileiros e a circulação de artistas internacionais no Brasil, atuando na América Latina, África, Europa e Ásia.
Nayron Rodrigues (SP) @_nayron
Fundador da Dreamland Digital, agência de comunicação especializada em impulsionar artistas, criadores e instituições culturais no cenário digital global. Com mais de 600 lançamentos independentes, alcançou a marca de mais de 5 milhões de streams e mais de 10 milhões de visualizações no YouTube para artistas como Marissol Mwaba, Joana Castanheira e Jade Faria.
Phil Baptiste (RJ) @philbaptiste
Produtor executivo da Areia Música, empresa de gestão artística e produção musical dedicada ao desenvolvimento de carreiras, criação e produção de projetos, agenciamento e circulação de artistas no Brasil e no exterior. Atua também na direção artística e gestão de projetos culturais, com experiência em diferentes formatos e escalas.
Potyra Lavor (BA) @potyralavor
Fundadora e CEO da IDW, empresa de entretenimento e conteúdo para negócios nacionais e internacionais. É também investidora e produtora do AFROPUNK, maior festival de cultura negra do mundo, com edições anuais no país e também em Nova Iorque, Atlanta, Miami, Oakland, Minneapolis, Londres, Paris e Joanesburgo.
Priscila Melo (SP) @laprissa
Gestora cultural, sócia-fundadora da Eletrônica Viva Produções, lidera o gerenciamento e a estratégia de carreira das artistas Liniker e Anelis Assumpção, atuando em lançamentos, turnês, publicidade e circulação internacional. Também trabalha em parceria com a escritora Ana Maria Gonçalves e atua na direção executiva, curadoria e articulação de projetos culturais no Brasil.
Rafael Moura (PE) @rafaelmouraandrade
Produtor executivo da Ampliar, faz o empresariamento de artistas como Maestro Spok e SpokFrevo Orquestra, Banda de Pau e Corda, Alexandre Rodrigues e PC Silva, que partem das tradições culturais de Pernambuco para criar música brasileira contemporânea. Desenvolve suas carreiras e conecta seus trabalhos a festivais, espaços culturais e públicos no Brasil e no exterior.
Talita Cordeiro (RJ) @talitacordeiro
Representante da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), entidade que agencia selos e gravadoras independentes. Por meio da La Tuna Music, responsável pela direção-geral da ABMI, atua no desenvolvimento de projetos e na articulação de negócios para o mercado. A instituição desenvolve ainda ações de qualificação, difusão e articulação, no Brasil e no exterior.
Welton do Amaral (PR) @weltondoamaral
Produtor da Polarize Entretenimento, atua na gestão e produção de carreiras artísticas, shows, peças de teatro e musicais. Seu trabalho contempla o agenciamento e a venda de shows, mapeamento de oportunidades e planejamento de carreira, além de direção de produção e gestão estratégica dos projetos e artistas que representa.
Artistas/grupos
Almério (PE) @almeriooficial
Cantor e compositor de voz singular da música brasileira contemporânea. Vencedor do Prêmio da Música Brasileira como Artista Revelação e com indicação ao Grammy Latino, constrói uma obra marcada pela potência de sua interpretação e pela liberdade artística. Entre a canção brasileira e as sonoridades do Nordeste, traduz suas raízes em uma linguagem contemporânea, afetiva e autoral.
Assucena (BA) @assucenaassucena
Artista trans baiana que funde a MPB de inspiração tropicalista com uma perspectiva contemporânea original. Sua presença de palco e sua voz potente a consolidaram como um dos nomes brasileiros mais cativantes da atualidade, carregando uma forte dimensão de afirmação cultural e representatividade, ao conectar música, identidade e imaginário social.
Baile do Mestre Cupijó (PA) @bailedomestrecupijo
Projeto musical dedicado a preservar e ressignificar o legado de Cupijó (1936-2012), ativista da cultura e multi-instrumentista. O mestre foi um expoente da música amazônica e responsável por popularizar os ritmos Siriá e Banguê, originários da região do Baixo Tocantins. O grupo tem circulado em grandes festivais e espaços culturais brasileiros, atualizando a herança afro-amazônica.
Jéssica Gaspar (RJ) @jessicagasparoficial
A cantora e compositora transita naturalmente entre a MPB e o afro-house, unindo sua voz marcante a batidas inovadoras, poesia e dança. Suas apresentações são dirigidas e acompanhadas pelo percussionista Guilherme Kastrup e pelo guitarrista Guilherme Kafé, como se pode ouvir em seu single de sucesso viral, “Brisa”.
Tiganá Santana (BA) @tiganasantanaoficial
Com sua sonoridade diáfana e melodias profundas, o cantor, compositor, violonista, produtor, filósofo e professor é o primeiro artista brasileiro a cantar e compor em línguas africanas como o Kikongo e o Kimbundu, sendo uma autoridade nos estudos sobre a cultura Bantu no Brasil. Desde 2010, gravou sete álbuns. Com sua voz calorosa e um toque de violão suave e seguro, convida a mergulhar na presença viva das línguas e da espiritualidade africanas no Brasil contemporâneo.