Notícias
Funarte integra nova edição do Concurso Nacional Unificado, com 28 vagas
.
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) participa da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com 28 vagas de nível superior, distribuídas em nove cargos, nos blocos temáticos Cultura e Educação; Engenharias e Arquitetura; e Administração. Os cargos são para atuação no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP).
Criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o CPNU é um modelo inovador de seleção, que unifica a realização de concursos públicos federais em uma estrutura centralizada, com provas aplicadas simultaneamente em centenas de cidades brasileiras. A segunda edição do concurso reúne 3.652 vagas em 32 órgãos federais, com provas divididas em duas etapas, nos meses de outubro e dezembro.
A participação da Funarte no concurso representa uma oportunidade há muito aguardada, conquistada no ano em que a Fundação completa 50 anos e que fortalece o serviço público e as políticas públicas para as artes no país.
As inscrições ficam abertas até 20 de julho, exclusivamente pela plataforma conhecimento.fgv.br/cpnu2. O valor da taxa de inscrição é único, de R$ 70, com isenção para inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e ex-bolsistas Prouni/Fies.
O edital completo e anexos também estão disponíveis aqui:
Edital ENAP Nº 114/2025, de 30 de junho de 2025 (EDITAL DE ABERTURA CPNU 2)
Anexo II – Bloco Temático 2: Cultura e Educação
Anexo IV – Bloco Temático 4: Engenharia e Arquitetura
Anexo V – Bloco Temático 5: Administração
Cronograma geral do CPNU 2
2 a 20 de julho – Período de inscrições
5 de outubro – Provas objetivas
12 de novembro – Convocação para prova discursiva
13 a 19 de novembro – Envio de títulos
7 de dezembro – Prova discursiva
30 de janeiro – Divulgação da primeira lista de classificados(as)
Informações oficiais
Para garantir o acesso seguro às informações, os(as) candidatos(as) devem acompanhar exclusivamente os canais oficiais do concurso:
Cargos da Funarte no CPNU 2:
BLOCO 2 - Cultura e Educação
- Técnico em Comunicação (Comunicação Social) - 3 vagas (2 de ampla concorrência e 1 para Pessoa Negra) - Rio de Janeiro (RJ)
- Profissional Técnico Superior II (Pedagogia) - 1 vaga (Pessoa Negra) - Rio de Janeiro (RJ)
- Profissional Técnico Superior II (Arquivologia) - 1 vaga (Ampla Concorrência) - Rio de Janeiro (RJ)
- Profissional Técnico Superior II (Cultura e Educação) - 4 vagas (3 de Ampla Concorrência e 1 para Pessoa Negra) - Rio de Janeiro (RJ)
- Profissional Técnico Superior II (Conservação e Restauração) - 1 vaga (Ampla Concorrência) - Rio de Janeiro (RJ)
- Administração e Planejamento (Administração) - 7 vagas (4 de Ampla Concorrência; 1 para Pessoa com Deficiência; 2 para Pessoas Negras)
BLOCO 4 - Engenharias e Arquitetura
- Profissional Técnico Superior I (Engenharia Civil) - 1 vaga (Pessoa Negra) - Rio de Janeiro (RJ)
BLOCO 5 - Administração
- Profissional Técnico Superior I (Administração) - 9 vagas (6 de Ampla Concorrência; 1 para Pessoa com Deficiência; 2 para Pessoas Negras) - Rio de Janeiro (RJ)
- Profissional Técnico Superior I (Contabilidade) - 1 vaga (Pessoa Negra) - Rio de Janeiro (RJ)
A pessoa candidata pode encaminhar dúvidas, reclamações, sugestões e pedidos de informações referentes ao concurso à Fundação Getúlio Vargas, por meio dos canais específicos, telefone 0800 591 0452 ou pelo e-mail: cnpu2@fgv.br, conforme disposto no item 14.3 do edital.