Notícias
Festival Tagarela apresenta poesia performática urbana no Rio de Janeiro
Paulo Azevedo - Curador do Festival Tagarela / Crédito: Walter Mesquita
O Teatro Glauce Rocha - espaço cultural da Funarte no Rio de Janeiro - apresenta, no dia 6 de setembro, sábado, o primeiro “Festival Tagarela”. Trata-se de um “slam”, uma competição de poesia performática urbana, com performances, interferências em locais públicos, oficinas e debates. O Festival conta com apoio do Programa Funarte Aberta, e tem entrada gratuita.
Em cartaz até 26 de setembro em vários outros espaços da cidade, o festival apresenta agenda diversa, gratuita e acessível, direcionada para diferentes públicos, com destaque para uma atuação em barcas e trens, a Travessias dos Tagarelas os workshops Cartografia da Palavra e Palavra Projétil, direcionadas a pessoas interessadas em artes, educadores(as) e adolescentes – realizadas em outros municípios, na Baixada Fluminense. No Glauce Rocha, no dia 6, estão programadas duas sessões do festival, às 16h e às 18h.
Com o propósito de realizar “o maior ‘slam’ do mundo”, o Tagarela, nasce com o objetivo de potencializar ainda mais o uso da palavra nas ruas, reafirmando a ideia original do ‘slam’*: democratizar a poesia como forma de comunicação popular. “Aqui, a competição é apenas um meio – o foco é a experimentação da palavra e sua potência emancipatória”, diz o curador e idealizador da iniciativa, Paulo Azevedo.
*O “slam”: Criado a partir da cultura hip-hop, mais do que uma disputa de poesia, o “slam” valoriza a oralidade, a musicalidade da palavra e a performance do narrador, como um espaço democrático de expressão poética. Surgiu nos anos 1980, nos EUA, criado por Marc Smith, para aproximar a poesia das pessoas e popularizá-la, por meio da performance. Hoje está em centenas de comunidades pelo mundo.
Clique aqui para ver a programação completa da primeira edição do Festival Tagarela.
Serviço
Festival Tagarela – Primeira Edição
Ocupação Especial Teatro Glauce Rocha
6 de setembro, sábado
Sessões: 16h e 18h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Acessibilidade: intérpretes de Libras e formação de plateia
Teatro Glauce Rocha - Funarte RJ
Av. Rio Branco, 179 – Centro (RJ) – em frente ao Metrô Carioca
Mais informações: @pauloazevedo_fundacaopaz e @cia.gente