Notícias
Encontro Nacional “Dança é Política” mobiliza debate sobre a Política Nacional das Artes
Encontro Nacional “Dança é Política” - foto: Carol Lando/MinC
Agentes do campo da dança, de diferentes territórios e fazeres, se reuniram junto a gestores, instituições, parlamentares e sociedade civil para a etapa presencial do Encontro Nacional “Dança é Política”, realizado em Brasília. Organizado em parceria pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e pelo Fórum Nacional de Dança (FND), o evento tem como principal frente o debate e a articulação em torno das políticas públicas para a dança em todo Brasil.
Este ano, o Encontro teve como uma de suas principais pautas o debate sobre a Política Nacional das Artes (PNA) - neste momento, em circulação e debate em todo o país através do texto-base “Brasil das Artes". Na mesa de abertura dos trabalhos, a presidenta da Funarte Maria Marighella celebrou a importância da dança para as artes brasileiras nesse momento de retomada das políticas públicas culturais e anunciou Rui Moreira como diretor do novo Centro de Dança da Funarte - representação que configura uma conquista histórica para o setor, fortalecendo a dança em âmbito político nacional.
“Estamos muito orgulhosos de apresentar hoje essa nova diretoria, nesta dimensão que é o Fórum Nacional da Dança. É um movimento da dança mas que toca todas as artes brasileiras. Incide no que acreditamos, que é na arte como central na construção da nossa identidade, do nosso modo de ser e estar no mundo", afirmou a presidenta Maria Marighella.
A criação da nova diretoria foi anunciada no último dia 12 de agosto, Dia Nacional das Artes, como parte da reestruturação organizacional da instituição, decretada pelo Presidente da República, e que integra os movimentos em torno da concretização da PNA.
“As pessoas estão conhecendo o texto-base da PNA e ao mesmo tempo se reconhecendo dentro dele. Então é muito importante que estejamos aqui nós, Funarte, junto com o Fórum, parlamentares da Frente da Dança, sociedade civil e pessoas da dança, todos juntos e comprometidos na construção de caminhos para o futuro da dança", destacou o diretor do Centro de Dança da Funarte, Rui Moreira.
Além dos debates em torno da PNA, os participantes trataram sobre as possibilidades de participação social na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e a incidência setorial no Sistema Nacional de Cultura. Acompanharam as discussões o diretor executivo Leonardo Lessa, a coordenadora setorial de dança Juliana Amaral e a coordenadora de articulação e participação Lenine Guevara - representanto a Funarte; a secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins; e integrantes da Frente Parlamentar da Dança no Congresso Nacional.