Notícias
“Analógicas - Uma autoficção sobre a passagem do tempo” propõe reflexão sobre o ofício do teatro e a geração 60+
Espetáculo “Analógicas - Uma autoficção sobre a passagem do tempo” / Crédito: Rafael Souza
De 28 a 31 de agosto, a Funarte MG recebe a estreia do espetáculo “Analógicas - Uma autoficção sobre a passagem do tempo”, que marca o reencontro de Chico Aníbal e Margareth Serra, colegas de teatro há mais de trinta anos, novamente ao lado de Marina Viana e Henrique Limadre, que trabalham juntos há quase vinte anos e compõem o Teatro 171. A montagem, que tem apoio do Programa Funarte Aberta, busca reconhecer e valorizar o ofício teatral entre atores com mais de sessenta anos que seguem em ação criativa por décadas e de forma continuada.
A peça reúne a pesquisa de linguagem do Teatro 171, grupo e espaço teatral criado em 2008, e com dramaturgia baseada na passagem do tempo, na amizade, na resistência do ofício teatral e nas singularidades gay e feminina interseccionadas com a terceira idade.
As noções de autobiografia e autoficção, que sustentam a dramaturgia, mesclam referências diversas com as histórias de vida dos atores, revelando as belezas, desafios e contradições presentes na passagem do tempo. A conexão e intimidade entre os dois artistas têm sido desenhadas como código teatral com a escrita de cartas, a dança a dois, fotos antigas e naturalmente, no jogo teatral entre eles.
Na construção estética do cenário, figurino e objetos cênicos, são exploradas referências analógicas. A investigação de objetos, imagens, escritas e documentos pessoais, realizada ao longo do processo, rememoram a segunda metade do século XX. Considerando as identidades gay e feminina, a peça propõe reflexões sobre as relações de amor, amizade, resistência e liberdade, a partir de elementos históricos e coletivos sobre a luta feminista e lgbtqiap+ por direitos e cidadania.
Serviço
Espetáculo teatral “Analógicas - Uma autoficção sobre a passagem do tempo” - Teatro 171.
De 28 a 31/08, quinta a domingo, às 20h
Ingressos: R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia entrada), vendidos pelo Sympla ou na bilheteria local.
Duração: 60 minutos.
Classificação: 14 anos
Local: Funarte MG - Rua Januária, 68. Centro. Belo Horizonte. MG.