Notícias
Oficina, contação de histórias, Funarte, Rio de Janeiro
Oficina de criação e contação de histórias em espaço da Funarte está com inscrições abertas

- Alberto de Avyz ministra oficina em escola pública. Foto Thiago Câmara de Paula
Estão abertas as inscrições para a a oficina literária de escrita criativa e contação de histórias Pra Ficar de Historinha, que ocupa o Auditório Murilo Miranda, do Teatro Glauce Rocha – espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte no Centro do Rio de Janeiro (RJ), no dia 3 de abril de 2024. A ação é realizada pelo contador de histórias, ator e ativista cultural Alberto de Avyz. A participação tem preços populares. O projeto foi selecionado no Programa Funarte Aberta para os espaços culturais da Funarte na capital fluminense.
“É uma atividade formativa livre de criação, escrita criativa e contação de histórias curtas, direcionada para jovens a partir de 13 anos, adultos e idosos. Possibilita a exploração da criatividade: os participantes são incentivados a elaborar personagens, enredos e universos de ficção. Para isso, são estimulados por meio de exercícios práticos de criação e práticas divertidas. Um deles é a “memorização lúdica”: utilizar memórias afetivas e sensações ligadas a elas para compor situações. “Outro é a “libertação de histórias”: estimular a imaginação, com palavras, associação de ideias, imagens, e outros recursos criativos e até recreativos.
A oficina tem como objetivo incentivar que os alunos explorem diferentes aspectos da criação e da narrativa de histórias curtas, aprimorando e seu talento, de modo participativo. também pretende que os alunos possam desenvolver métodos para criar “produtos culturais autorais”; e despertem interesse por alguma das várias linguagens artísticas existentes, ganhando um reforço para que participem do universo cultural da cidade e usufruam dele. “É uma experiência inovadora e diferenciada”, conclui Avyz.
Sobre o artista
O trabalho de Alberto de Avyz obteve duas vezes a chancela de relevância como “Ação Local” pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que o contemplou em editais, assim como a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Rede Internacional de Contadores de Histórias (RIC), o artista iniciou atividades formativas livres em 2002, numa das lonas culturais da Prefeitura. Em 2018, realizou a Escolinha de Historinhas, uma oficina do mesmo tipo, em uma escola municipal, localizada em área de vulnerabilidade social.
Literatura
Oficina
“Pra Ficar de Historinha”
Ministrante: Alberto de Avyz
Público-alvo: a partir de 13 anos de idade – jovens, adultos e idosos
Ingresso R$ 20. Aquisição pelo site Sympla, neste link.
Auditório Murilo Miranda | Teatro Glauce Rocha
Avenida Rio Branco, 179, 8º andar, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte
Limite de 35 participantes
Duração prevista: 2,5 horas
Mais informações
Blog: https://is.gd/DAVZalberto
Rede social: Instagram.com/deavyzartes
Tel.: 21 98182 7458
Projeto selecionado no Programa Funarte Aberta – Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte No Rio de Janeiro
Mais informações sobre esse mecanismo aqui.
Mais informações sobre espaços culturais da Funarte no Estado do Rio de Janeiro
Coordenação de Espaços Culturais | Diretoria de Projetos | Funarte: coec@funarte.gov.br