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Oficinas, artes cênicas, gratuita, Teatro Cacilda Becker, Funarte
Oficinas de artes cênicas da Cia. KÀ no Teatro Cacilda Becker têm participação gratuita
Sobre as oficinas
Introdução à iluminação cênica
Ministrante: Ike Rocha
Dia 20 de agosto, quarta-feira, das 10h às 18h
Manhã: etapa teórica | Tarde: etapa prática
Número de vagas: 20 por cidade
Público-alvo: pessoas a partir de 18 anos
O workshop conduz a uma introdução à arte da iluminação cênica, em espaços tradicionais de teatro e alternativos. Na primeira metade da oficina, passa-se, de forma básica, pelos assuntos: criação da luz; elaboração dos documentos relacionados à iluminação (mapa, relação e roteiro de luz); equipamentos dessa área e seus acessórios; hierarquia de funções; eletricidade; ética no trabalho; segurança do trabalho. Na segunda metade, os(as) participantes vão experimentar, de forma prática: a incidência da luz; o manuseio de equipamentos; e a criação dos documentos de iluminação.
Duração: 6h por cidade | Cronograma: 3 h de teoria e 3h de prática.
Fundamentação teórica
“‘Iluminação’ ou ‘luz’ são termos utilizados no meio teatral para se referir à luminação cênica, conhecida internacionalmente como ‘lighting design”
(LUCIANI*, 2014. p. 122).
“A iluminação cênica é um dos elementos sensoriais da cena. Suas funções prática, semântica e estética permeiam toda a criação e expressão do espetáculo teatral, em linguagem realista, simbolista, impressionista ou outras. Considerando ainda os incessantes avanços tecnológicos, que propõem novos recursos e permitem novas variações e alternativas para iluminar cenas, atos e performances, a luz, além de tornar o espetáculo visível, é também responsável por transmitir sensações e emoções. Ela recorta, molda, modifica, direciona, dá cor, brilho e, inegavelmente, vida, ao espetáculo”, explica Ike Rocha. Ele cita:
“A luz muda a aparência das coisas. Uma paisagem vista num dia ensolarado pode parecer brilhante, cheia de contrastes fortes e tonalidades diferentes. Porém, vista num dia nublado, perde estas características, tornando-se monótona e sombria. O mesmo se dá com a luz artificial nos ambientes internos e externos. Conforme o tipo de lâmpada, posição da luminária e quantidade de luz, o ambiente torna-se frio, quente, aconchegante ou impessoal.” (CAMARGO, 2000, p. 61).
A iluminação é um elemento cênico pouco explorado, por falta de conhecimento. Por isso, é importante a realização dessa oficina”, completa o ministrante. Seu objetivo é incentivar a busca pelo conhecimento técnico, instigando as pessoas a essa ação.
Referências
• CAMARGO, Roberto Gill. Função estética da luz. 2ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2012. (Coleção Estudos).
• LUCIANI, Nadia Moroz. Iluminação cênica: uma experiência de ensino fundamentada nos princípios do design. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina, 2014.
• PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. Tradução Sérgio Sálvia Coelho. 2ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2011a. (Coleção Estudos).
• PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2011b.
Imersão em dança-teatro
Ministrante: Caio Frankiu
29 de agosto, sexta-feira, das 9h às 13h
30 e 31 de agosto, das 10h às 14h
A oficina tem como proposta investigar as relações entre o corpo, o movimento e a dramaturgia cênica, explorando os cruzamentos entre a dança e o teatro como formas integradas de expressão. “Por meio de práticas corporais, exercícios de improvisação e composições coletivas, busca-se despertar a consciência corporal, ampliar a escuta sensível e desenvolver a presença cênica”, diz a ministrante, Beatriz Marçal.
A atriz – cujo trabalho tem um eixo significativo no chamado “teatro físico” – diz que, a partir da sua metodologia, os participantes do workshop “serão conduzidos a experimentar caminhos que unem técnica e criação, explorando estados corporais, qualidades de movimento, o gesto cotidiano e a poesia do corpo”. A artista acrescenta: “O percurso da oficina valoriza tanto a investigação individual quanto o trabalho em grupo, no incentivo de um espaço de criação colaborativa”.
Objetivos
- Desenvolver a percepção do corpo como potência criativa
- Integrar movimento e ação dramática na construção da cena
- Explorar improvisações como disparadores para criação cênica
- Estimular a expressividade, a escuta e o trabalho coletivo
- Produzir pequenas composições de dança-teatro ao final do processo