Teatro Cacilda Becker
Teatro Cacilda Becker
Sobre o Espaço
- Linguagens artísticas atendidas: dança, circo e teatro
- Formas de ocupação: chamamento e edital públicos
- Fluxo de ocupação: continuo
- Endereço: R. do Catete, 338 - Catete, Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 22220-001 - E-mail: coec@funarte.gov.br
NOVIDADES DA PROGRAMAÇÃO
Espetáculo de dança-teatro 'Doce²' se apresenta no Teatro Cacilda Becker, da Funarte
De 20 a 31 de agosto, montagem inédita da Cia. KÀ de Teatro, do Paraná, mergulha nos limites entre realidade e alucinação
A Fundação Nacional de Artes – Funarte recebe do espetáculo de dança-teatro Doce², no Teatro Cacilda Becker, espaço cultural da entidade, no Catete, De 20 a 31 de agosto, da Cia KÀ de Teatro, de Curitiba (PR). Na temporada de estreia do grupo no Rio de Janeiro, a montagem inédita mergulha nos labirintos da mente humana, explorando estados de angústia, confusão e fuga. Com patrocínio da Fundação de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop) e apoio do Programa Funarte Aberta, o projeto conta, ainda, com oficinas, bate-papos com o público, e sessões com legendas.
Leia notícia sobre o projeto aqui
Oficinas - ‘Doce²’
Projeto 'Aproximando Danças'
13 e 14 de agosto de 2025
Oficinas e apresentações
Ações abertas ao público | Participação gratuita
13 e 14 de agosto, às 19h
O Aproximando Danças leva espetáculos e oficinas a várias cidades do Brasil, de forma gratuita. Seus realizadores, Alysson Amancio e Camila Fersi, apresentam três montagens no Teatro Dulcina:
"Coisa"
Concepção criação e interpretação: Camila Fersi
"O Cheiro da Lycra"
Intérprete-criador: Alysson Amancio
“Isso não é uma coreografia"
A peça é um duo que reúne os artistas realizadores do projeto. A obra "parte de imagens e corporalidades das regiões do interior mineiro e cearense, para ativar as movimentações e descrições de movimentos" dos intérpretes. "O trabalho propõe uma fricção entre o que se vê e o que se pode falar sobre o que é visto” e, “assim, brinca com a elasticidade dos sentidos e o embate com as palavras”, que “muitas vezes não dão conta dos acontecimentos” *. Está na agenda um bate-papo com os artistas após esta apresentação.
O Aproximando Danças conta com apoio do Programa Funarte Aberta.
Na manhã do dia 13, foram realizadas duas oficinas: Danças de Enfrentamento, com Alysson Amancio; e Jogos e Improvisações em Dança, com Camila Fersi.
Há intérprete de Libras nos espetáculos e nos workshops.
* Fonte dos textos: trilhasdacena.com.br
Saiba mais sobre o projeto, neste link
PROGRAMAÇÕES ANTERIORES
- Com ingressos gratuitos, 'Arena Selvagem' estreia no Rio de Janeiro
- ITI realiza debates na programação do Dia Mundial do Teatro, com apoio da UNESCO e da Funarte
- Exposição de fotografias traz um recorte da memória do Teatro Cacilda Becker
- Raquel Botafogo encena ‘Cinza com Sol’, no Teatro Cacilda Becker
- No Teatro Cacilda Becker, Escola de Comunicação da UFRJ celebra aniversários do Curso de Direção Teatral e da Pós-Graduação em Artes da Cena
- Funarte apresenta o 'Laboratório Criativo Dança Malabar - Manipulação de Objetos'
- Espetáculo mostra entidades 'encantadas' do Brasil, no Teatro Cacilda Becker
- De volta ao Rio de Janeiro, espetáculo de dança para a primeira infância se apresenta no Teatro Cacilda Becker
- Funarte apresenta o solo de dança ‘Formigueiro’, no Teatro Cacilda Becker
- Espetáculo de dança mostra entidades "encantadas" do Brasil, no Teatro Cacilda Becker
OUTRAS PROGRAMAÇÕES
Informações Técnicas
APRESENTAÇÃO DO ESPAÇO
O Teatro Cacilda Becker recebe espetáculos de artes cênicas, preferencialmente de dança, realizadas por artistas e grupos de todo o Brasil. O espaço destina-se a apresentações, cursos, oficinas, ensaios, palestras, seminários e debates. Cedido por meio de edital ou chamamento públicos, o equipamento cultural conta com infraestrutura a custo baixo (10% da bilheteria), o que permite a comercialização de ingressos a preços acessíveis.
Em 1958, os atores Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque fundaram, no bairro carioca do Catete, o Teatro do Rio. O equipamento cultural foi adquirido, em 1975, pelo Serviço Nacional de Teatro (SNT) – mais tarde incorporado à Fundação Nacional de Artes - Funarte, que o reformou, com projeto assinado por Pernambuco de Oliveira, o qual manteve as características de teatro de arena. O espaço foi então rebatizado como Teatro Cacilda Becker, em homenagem à grande atriz, falecida em 1969. Foi inaugurado em 1988.
Em 1999, o Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC) da Funarte executou nova reforma no Teatro. Concebido pelo arquiteto Robson Jorge, o projeto conquistou medalha de ouro para o Brasil na Quadrienal de Praga, na categoria Arquitetura Cênica.
Pelo palco do Teatro Cacilda Becker já passaram inúmeros artistas e grupos renomados, promovendo a criação e a circulação artísticas.


