Notícias
Dia Mundial do Teatro, Funarte, ITI, UNESCO
ITI promove debates na programação do Dia Mundial do Teatro, com apoio da UNESCO e da Funarte

- "Deception Of The Demon" - Thai Theatre Association - Tailândia. Foto: ITI Brasil - Divulgação
No dia 27 de março, quinta-feira, a Fundação Nacional de Artes – Funarte recebe, no Teatro Cacilda Becker, seu espaço cultural no Catete, Rio de Janeiro (RJ), mesas de conversa, como parte da Celebração do Dia Mundial do Teatro 2025. Realizada pela primeira vez no Brasil, pelo Instituto Internacional de Teatro (ITI), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a programação ocorre até o dia 30.
A agenda reúne vários espetáculos de teatro, nacionais e internacionais, em outros espaços da cidade; uma aula magna; e outras mesas de debate, sobre direitos dos artistas e acesso a políticas públicas e construção de público – e uma rodada de negócios, com artistas brasileiros e programadores internacionais. A ação é apoiada pelo Programa Funarte Aberta.
Espetáculos estrangeiros e nacionais
Entre as atrações estão: Okàn, da Cia Teatro da Pedra (MG); Blood Wedding: The Moon Paints The Madness, da companhia Yvuarts (Coreia do Sul); Deception Of The Demon, da Thai Theatre Association (Tailândia); a XI Ópera (China), em Visitando o Jardim; Ponte Quebrada, com o Grupo de Artes Cênicas de Jiangsu (China); 2 Homens e 1 Dinheiro, da Inepta Cia (RJ); Quebrando Paradigmas, com a Confraria do Impossível (RJ); Nguru Ka Manke: Relato do Zorro e o Condor, do Coletivo Epew (Chile); 1 Peça Cansada, de Natasha Corbelino (RJ); e O Veneno do Teatro, da Companhia Manhas e Manias (SP).
Direitos dos artistas e legado às artes cênicas
Este ano, a programação homenageia os direitos dos artistas. Visa a promover uma reconexão entre a América do Sul e o Instituto Internacional de Teatro. Isso inclui um tributo especial a artistas brasileiros: o dramaturgo Augusto Boal – autor da mensagem do Dia Mundial do Teatro (2009), como o ator Osmar Prado e a multiartista indígena Zahy Tentehar. A homenagem tem como foco o legado desses criadores às artes da cena brasileiras.
Após dezesseis anos do falecimento de Boal, uma nova montagem da celebrada peça Revolução na América do Sul, com direção de Wellington Fagner, tem no elenco “artistas marginalizados” e os convidados Cecília Boal Julian Boal, viúva e filho do autor. A ideia é revitalizar a relevante contribuição do dramaturgo para a cena no país.
Internacionalização de artistas e diversidade cultural
A Celebração do Dia Mundial do Teatro 2025 é coordenada pelo presidente do Centro Brasil do ITI, o ator Jeff Fagundes. O mais jovem mandatário da história do Instituto é reconhecido pelo seu empenho na luta pela internacionalização de artistas brasileiros e na promoção da diversidade cultural. “O Brasil precisa se consolidar como um polo global das artes cênicas. Dar oportunidades a artistas brasileiros no exterior fortalece o intercâmbio cultural e impulsiona o turismo, gerando mais empregos e movimentando a economia. Além disso, amplia o acesso à cultura como espaço de conhecimento, lazer e formação crítica, fundamentais para o desenvolvimento do país.” – diz Fagundes.
Os debates
Mesmo abertas ao público, as rodas de conversa e atividades pedagógicas são mais direcionadas a artistas e produtores A programação inclui um simpósio, no dia 27 de março, com cinco painéis de discussão sobre temas do cotidiano de profissionais envolvidos na cadeia produtiva do teatro brasileiro, com apoios da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura do Rio de Janeiro, da Caixa Cultural e da Funarte.
O primeiro tema é Falando Sobre Legado, com Julian, do instituto Boal; Fabricio Antenor, do Ministério da Cultura (MinC); o diretor Geral do ITI e presidente da Rede ITI/UNESCO para o Ensino Superior em Artes Cênicas, Tobias Biancone. “É um diálogo sobre o impacto das trajetórias teatrais na construção de políticas culturais e na preservação da memória do mundo através das artes”, informa o ITI.
O segundo debate é Falando Sobre Herança, com a presidenta do Centro Brasileiro do Teatro para a Infância e Juventude (Cbtij), Luciana Comin, da Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (Assitej) – Brasil; Leandro Bellini, da Academia Brasileira de Cultura; e a escritora, performer e diretora teatral Luanda Casella. A mesa aborda a discussão sobre como o teatro, a dança, o circo e outras linguagens podem “preservar e transmitir direitos culturais e o acesso à criação artística para seus públicos, através dos diferentes desejos de seus criadores”.
Falando Sobre Oportunidades é o tema da atriz marroquina Latefa Ahrrare. “Ela traz reflexões sobre os caminhos do acesso à empregabilidade” e o “fortalecimento da formação e de conexões para a sustentabilidade de carreiras artísticas”.
Já a conversa Falando Sobre Futuro destaca a análise sobre “o papel da teatralidade nas transformações do cenário global pela conscientização coletiva”.
Encerrando, o debate Falando Sobre Conexões tem como alvo mostrar como as colaborações internacionais podem fortalecer o teatro, enquanto ferramentas de diálogo, para o desenvolvimento social.
Está programada, ainda, uma aula magna da delegação do ITI China.
Sobre o Congresso Mundial de Teatro
Para que o Rio de Janeiro possa sediar o 38º Congresso Mundial de Teatro – pela primeira vez na América do Sul –, durante a pauta do Dia Mundial do Teatro, visitas técnicas a espaços são realizadas. Atualmente, Brasil e Vietnã disputam a realização da conferência, que ocorre desde 1948. “Seria um grande feito para todos nós que amamos e vivemos o teatro. O Brasil é produtor natural de teatralidade e receber o Congresso [...] seria a coroação de um trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos e com excelência”, celebra Jeff Fagundes.
O ITI
O International Theatre Institute – Instituto Internacional de Teatro (ITI) é uma instituição criada pela UNESCO. Impulsiona projetos e artistas cênicos desde 1948. Sua missão é apoiar colaborações internacionais, nas áreas de teatro, dança, circo, performance e outras modalidades, alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável e acordos de paz.
A entidade tem unidades em mais de 90 países, dedicadas ao apoio e desenvolvimento das artes cênicas. Cinco delas estão na América Latina. O Centro Brasil foi reaberto, depois de sete anos. Seu foco é “capacitação de artistas periféricos, negros e lgbtqia+; mapeamento dos teatros brasileiros; impulsionamento da economia criativa; e facilitação de acesso a recursos internacionais”. Busca “promover a diversidade cultural, a descolonização das artes e a internacionalização dos artistas brasileiros”.
Sobre Jeff Fagundes
“Ativista cultural Internacional, diretor e ator teatral brasileiro, nascido em Taguatinga (DF), Jeff Fagundes vive no Rio de Janeiro, onde construiu sua carreira. Mestre em Atuação Cênica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), preside o Centro Brasil do Instituto Internacional de Teatro (ITI). Idealizou o NeapFest, festival de intercâmbio teatral, no Rio de Janeiro. Foi curador e cogestor do Terreiro Contemporâneo Quilombo Cultural Negro, na mesma cidade. Ganhador do prêmio Shell de Inovação em 2019, foi responsável por criar espaço para grupos negros periféricos no centro do Rio de Janeiro; onde também foi professor de atuação cênica sob perspectivas afrobrasileiras, por três anos consecutivos. Indicado ao prêmio Tápias pela cena La Petit Mort, escreveu várias peças; foi ator e diretor de várias montagens teatrais, de grandes nomes brasileiros. Atuou em O Pagador de Promessas, de Dias Gomes – direção de Marcus Alvisi; Esperança na Revolta, dirigida por André Lemos; e Barrela, por Andrea Terra, entre outras. Circulou com seu solo Iroko: Meu Universo, no Brasil e no exterior.
Mais informações com a programação completa no link: iti-brazil.org/dia-mundial-do-teatro-2024/
"Celebração do Dia Mundial do Teatro"
Brasil – Rio de Janeiro (RJ)
27 a 30 de março de 2025
Locais
- Teatro Cacilda Becker – Rua do Catete 338 – Catete (espaço cultural da Funarte)
- Teatro Carlos Gomes - Praça. Tiradentes, s/n° - Centro
- Teatro Léa Garcia - R. Visconde de Itaboraí, 20 - Centro
- Teatro Nelson Rodrigues - Av. República do Paraguai, 230 – Centro
- Caixa Cultural (@caixaculturalrj) - (21) 3509-9621
Endereço do Teatro Cacilda Becker: Rua do Catete 338, Catete – Rio de Janeiro (RJ)
Projeto com apoio do Programa Funarte Aberta
Horário das bilheterias
- Teatro Cacilda Becker: a partir das 14h, até o encerramento do evento
- Outros teatros: terça a sábado, das 13h às 19h ; domingos e feriados, das 13h às 18h
Ficha Técnica
Diretor Geral: Jeff Fagundes, Secretariado Geral do ITI | Direção de Produção: Danuza Fomentini | Produção Executiva: Fernanda Chazan | Diretor Artístico da Noite de Gala: Jeff Fagundes | Designer de Luz da Noite de Gala: Hebert Said, Arthur de Souza | Designer de Projeção e Mídia da Noite de Gala: Arthur de Souza | Coordenação de Produção da Noite de Gala: Chen Zhongwen, Jeff Fagundes, Danuza Fomentini | Coordenadores Técnicos da Noite de Gala: Hebert Sid e Arthur de Souza | Coordenadora de Logística e Recepção: Ândrea Cordeiro | Captação de apoio e operação de microfones: Feliphe Afonso | Assistência Logística: Fabiano de Paula | Assistência de Receptivo: Alex Martins | Designer Gráfica/Programadora Visual: Giulia Santos | Comunicação: Camila Mendonça | Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa | Assistência de iluminação: Rafa Domi e Sandro Demarco | Assistência de produção Feliphe Afonso, Rafa Domi, Tissa Germano e Victor Marcos Crevelaro
Realização: ITI Brasil/UNESCO | Produção: Jeff Fagundes Produções Artística
Apoio de Mídia: TV Globo e Cesgranrio
Apoio: Ibis Hotel, Ao Quadrado Produções, ABC, Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Funarte, Ministério da Cultura e CAIXA Cultural