Centro Técnico de Artes (CTA)
Sobre o Espaço
- Linguagens artísticas atendidas: circo, dança, teatro, artes visuais, música, artes integradas
- Forma de ocupação: edital ou chamamento
- Fluxo de ocupação: contínuo
- Resumo da estrutura disponível: espaço multiúso para atividades cênicas, tais como espetáculos, leituras e ensaios | Oficina Pernambuco de Oliveira, de cenotécnica e cenografia, equipada para atividades didáticas e produtivas.
- Endereço: Rua do Lavradio 54 - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 20230-070
- E-mail: coec@funarte.gov.br
NOVIDADES DA PROGRAMAÇÃO
Centro Técnico de Artes da Funarte recebe a ‘Oficina de Iluminação Cênica Ponto de Encontro de Fazedores de Arte’
O artista iluminador especialista João Gioia ministra o curso, de setembro a dezembro, na sala multiuso do CTA, no Centro do Rio de Janeiro
Com o apoio do Programa Funarte Aberta, o artista e técnico especializado em iluminação cênica João Gioia ministra a Oficina de Iluminação Cênica Ponto de Encontro de Fazedores de Arte, de 29 de setembro a 22 de dezembro, no Centro Técnico de Artes (CTA) – Funarte, no Centro do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas.
O curso tem como proposta criar uma experiência teórico-prática que vai além da técnica: explora a luz como ferramenta criativa e expressiva em teatro, circo, dança, música e outras linguagens; e integra teoria, prática e acessibilidade. São encontros semanais, toda segunda-feira, com chance de participação semipresencial, online, ao vivo.
O CTA – Funarte é um espaço de referência nacional em formação e pesquisa em artes. “A oficina carregará o ‘selo de qualidade Funarte’, reconhecido pela excelência na capacitação de profissionais e pela contribuição ao desenvolvimento cultural brasileiro”, comemora João Gioia.
Especialista artístico em iluminação cênica, com mais de 20 anos de carreira, o profissional foi indicado a diversos prêmios. Sua trajetória une experiência prática, pesquisa e inovação. Traz uma formação sólida e inspiradora, para artistas, técnicos e estudantes.
Mais informações e inscrições aqui
PROGRAMAÇÕES ANTERIORES
Espetáculo ‘Memória – No Limiar do Juízo Final’ tem ensaios no Centro Técnico de Artes da Funarte
Saiba mais aqui
Centro Técnico de Artes da Funarte recebe oficina de reciclagem para atores
Saiba mais aqui
Funarte apresenta Oficina de atuação cênica ‘Desvendando o corpo – explorações poéticas’
Saiba mais aqui
Centro Técnico de Artes (CTA) - Funarte recebe oficina de interpretação para monólogos
Saiba mais aqui
Com inscrições abertas até 18 de abril, oficina ‘Fabulações, corpo e cidade’ realiza-se no Centro Técnico de Artes da Funarte e no Citrus Ateliê
Saiba mais aqui
Ledac – Laboratório de Estudos Documentais nas Artes Cênicas tem atividade pública no Centro Técnico de Artes – Funarte
Saiba mais aqui.
OUTRAS PROGRAMAÇÕES
Detalhes Técnicos
O CTA não conta com sistema de bilheteria.
Rider técnico, com planta e texto que descreve itens de acessibilidade - Acesse aqui (17/7/2024).
- Chamamento mais recente - Acesse aqui
APRESENTAÇÃO DO ESPAÇO
O Centro Técnico de Artes (CTA) da Funarte e a Coordenação-Geral de Difusão (Cgdif) da entidade estão, ambos, situados à Rua do Lavradio, 54, Centro, no coração do Corredor Cultural do Rio de Janeiro, em um sobrado do fim do século XIX. com dois pavimentos de 450m² de área útil. Antiga Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro, o imóvel foi legado ao poder público em 1916, por D. Luiza Amália Ferreira de Castro, Baronesa do Flamengo.
Desde a década de 60, já então pertencente à área de cultura, o imóvel passou a abrigar a atividade de carpintaria teatral do Serviço Nacional de Teatro (SNT) tendo saído de suas instalações muitos cenários de importantes montagens de espetáculos.
Em 1986, foi adaptado pelos próprios técnicos do Instituto Nacional de Artes Cênicas (Inacen), em uma moderna oficina de cenotécnica e cenografia, equipada para atividades didáticas e produtivas, batizada de Pernambuco de Oliveira, em homenagem ao importante cenógrafo e professor.
Em seguida, a partir da realização do Encontro de Cenógrafos, Cenotécnicos e Arquitetos Cênicos, em 1987, onde participaram profissionais de 14 estados brasileiros, as ideias se ampliaram, surgindo o Centro Técnico de Artes Cênicas.
A reforma do prédio, em 2001, adequou os espaços físicos e os equipamentos aos programas de difusão, treinamento, consultoria, documentação e informação, dando-lhes possibilidade de plena execução.
