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Funarte apresenta Oficina de atuação cênica ‘Desvendando o corpo – explorações poéticas’
A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta a oficina de atuação cênica Desvendando o corpo – explorações poéticas, com realização no Centro Técnico de Artes (CTA), espaço da entidade, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), de 1º de julho a 1º de agosto. O trabalho, realizado pelo professor, diretor e ator argentino Isaias Charra, é direcionado para as linguagens artísticas cênicas, como o teatro e a performance.
As inscrições permanecem abertas mesmo após o início das atividades, com o valor de R$100. Mas é possível participar com quantias menores, ou até gratuitamente – conforme disponibilidade. O projeto foi contemplado no Programa Funarte Aberta.
“Esse ‘laboratório’ é um espaço de pesquisa e um tempo de exploração para atores, atrizes, performers e técnicos com diferentes níveis de experiência, que desejam mergulhar em um treinamento para chegar à composição de ‘tramas cênicas corporais’”, define o facilitador da oficina – também bacharel e pesquisador em Teatro. Composto por dez encontros de duas horas cada um, o seminário parte do conceito de improvisação como recurso central para o treinamento e a composição das cenas.
Desvendando o corpo - explorações poéticas tem como objetivo desenvolver a ‘dramaturgia do ator’ além de explorar o conceito de ‘corpo fenomênico’, da Dra. Erika Fischer-Lichte”, explica Charra. A professora de Estudos Teatrais e autora acadêmica alemã pesquisa a relação entre o teatro e a performance, entre outros temas. “Nessa pesquisa, ela vê o corpo como uma materialidade em constante transformação”, acrescenta Isaias. “O foco é criar uma experiência integrada de atuação, que inclua o improviso, gerando uma liberdade expressiva e criativa maior. Também intenciona provocar uma reflexão profunda sobre a atuação e a improvisação como ferramentas fundamentais para potenciar a expressão e a presença cênica na criação teatral”, conclui.
O “laboratório cênico”
A agenda do seminário inclui exercícios de aquecimento, jogos de improvisação, improvisação livre, rodas e técnicas de “animal flow” (“fluxo animal”: combinações de movimentos que lembram os bichos). Nos primeiros quatro encontros, os participantes serão apresentados aos conceitos básicos do improviso. Nas quatro datas seguintes, será desenvolvido o conceito de "trama", com a interação de vários elementos do teatro. Nos dois últimos encontros, haverá um ensaio técnico, com iluminação, e um ensaio aberto ao público.
“A integração das linguagens artísticas permite que se criem tramas cênicas, complexas e dinâmicas, baseadas na interação entre corpo, voz, movimento e outros elementos de teatro e da performance. Por meio da desconstrução das práticas cênicas tradicionais, busca-se uma renovação estética e filosófica do teatro, enfatizando a importância do corpo em trânsito e em constante devir”, observa. “A improvisação, como método de treinamento, oferece a chance de se explorar novas possibilidades criativas, rompendo com as convenções dramatúrgicas estabelecidas e com maior liberdade expressiva.
A metodologia da oficina é prática. Também é “horizontal”, ou seja: o professor valoriza a contribuição de cada participante – aliás, ele considera cada contribuição dessas como um elemento único.
Sobre o facilitador
Nascido em Córdoba (ARG), em 1991, Isaias Charra é bacharel em Teatro pela Faculdade de Artes da Universidade Nacional de Córdoba (UNC). Dirigiu as montagens teatrais Não há mar (versão livre) e O Pedido. Como ator, trabalhou em vários espetáculos, destacando-se O Pedido e Ubú Forever – criação coletiva da cátedra de Paco Gimenez na universidade, apresentada no Festival Efêmero de Teatro Independiente (FETI), em Córdoba e na capital, Buenos Aires (2018–2019). Também atuou em Polvo Eres ("Tu és pó") – 2017 – e em Fractura Expuesta (“Fratura Exposta”), no ano seguinte. No cinema, participou de curtas-metragens. Foi performer em Humanos S.A., no 12º Festival Internacional de Teatro Mercosul (2015).
Histórico do trabalho
“Desvendando o corpo [...] é um processo de pesquisa individual, que começou na Argentina, durante o desenvolvimento do meu trabalho final de bacharelado, sobre improvisação humorística. A investigação se ampliou no laboratório de improvisação Perder a forma – espaço de treinamento e pesquisa para atores, do qual participei, com interpretação e performance. O estudo da improvisação, enquanto dispositivo cênico e de técnica para o ator, visa a reconhecer as particularidades das poéticas teatrais dos(as) atores/atrizes brasileiros(as), especificamente os do Rio de Janeiro. Esse enfoque na improvisação permite explorar novas formas de expressão e criação cênica – destacando-se as diferenças culturais e de estilos, que enriquecem o processo criativo. A pesquisa se concentra em como essas técnicas podem ser aplicadas para desenvolver uma compreensão mais profunda das práticas desses(as) artistas.
Serviço
Oficina de atuação cênica
“Desvelando o corpo: Explorações Poéticas”
Projeto contemplado no Programa Funarte Aberta
De 1º de julho a 1º de agosto, segundas e quintas-feiras, das 15h às 17h
Classificação indicativa: 18 anos
Participação: R$100 (ou quanto o aluno puder pagar). Inscrições neste link
Centro Técnico de Artes (CTA) – Funarte
Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro
Mais informações
Sobre a oficina: @Izaiascharra | isaias.charra@mi.unc.edu.ar | Whatsapp: +54 9 351 5596162
Sobre o Programa Funarte Aberta: aqui, neste link
Sobre os espaços culturais da Funarte no Rio de Janeiro
Coordenação de Espaços Culturais | Diretoria de Projetos | Funarte: coec@funarte.gov.br
