Notícias
Centro Técnico de Artes, CTA, Funarte, oficina, teatro
Centro Técnico de Artes da Funarte recebe oficina de reciclagem para atores
A Fundação Nacional de Artes – Funarte recebe, em seu Centro Técnico de Artes (CTA), no Rio de Janeiro (RJ), no Centro, a oficina Reciclagem para Atores. Trata-se de um treinamento prático de teatro para intérpretes profissionais, aplicado pela autora e diretora teatral Cristina Fagundes – indicada aos Prêmios Shell e Cesgranrio. “A ideia central é promover o aprendizado, as experimentações cênicas e as trocas de experiências “em um ambiente seguro de criação e de aperfeiçoamento técnico”, diz a ementa. O projeto, contemplado no Programa Funarte Aberta 2024 e iniciado em agosto, prossegue as atividades, de 5 a 28 de setembro.
“O ofício do ator exige aperfeiçoamento continuado, pois, como um instrumento musical, por exemplo, o intérprete precisa estar sempre “afinado” e pronto para o trabalho. Tal qual é necessário a bailarinos e músicos praticarem, o ator também precisa treinar, trocar experiências, dialogar e se renovar, para estar sempre pronto para atuar. A reciclagem é uma oportunidade para intérpretes profissionais se atualizarem, por um valor acessível e com uma profissional experiente no cenário artístico”, acrescenta a professora. A oficina tem oito aulas e se destina a atores com registro profissional (DRT), com idade a partir de 16 anos – sem limite máximo –, que possuam e desejem reciclar-se. As vagas estão preenchidas, mas é possível fazer inscrições para a fila de espera para os próximos cursos.
“O objetivo da oficina é possibilitar um treinamento que mantenha atores com os corpos disponíveis, a criatividade fluindo, a escuta afiada e com a leitura e o repertório em dia, de forma a estarem prontos e aquecidos para o mercado de trabalho”, completa Cristina Fagundes. Durante os encontros, são realizados exercícios práticos e dinâmicas de corpo, voz, criatividade, dramaturgia e encenação; leituras de textos (clássicos e contemporâneos); improvisações; construção de pequenas cenas e solos; e procedimentos coletivos – com técnicas como “viewpoints”* e os métodos Viola Spolin e de Augusto Boal, entre outros. Com isso, o foco é aperfeiçoar as ferramentas e habilidades técnicas de interpretação de cada pessoa. Nas aulas também são trocadas informações sobre o mercado de trabalho.
“As trocas de informações e experiências e o treinamento realizados na Oficina Reciclagem para Atores têm sido importantes, como espaço de ressignificação artística para artistas profissionais. Ocorrem não apenas treinos físicos, mas também pesquisas sobre caminhos e possibilidades de reposicionamento na carreira”, destaca Cristina Fagundes. “Vamos a espetáculos uns dos outros; pensamos sobre o teatro e o fazer artístico; e diagnosticamos onde e como nos situamos na carreira e também onde poderemos chegar, se quisermos nos realizar. Além disso, identificamos juntos potencialidades e dificuldades de cada um(a) no caminho profissional. Tem sido uma investigação potente, sensacional, que se alicerça em quatro elementos: vulnerabilidade, verdade, confiança e troca”, conclui.
Sobre a ministrante
Além de atriz e dramaturga, a carioca Cristina Fagundes é produtora e diretora, com 28 anos de carreira, em teatro e TV. Suas indicações para o Prêmio Shell de Melhor Diretora e ao Prêmio Cesgranrio de Melhor Autora ocorreram em 2018, por seu espetáculo A Vida ao Lado. Foi contratada como roteirista de várias emissoras de TV, abertas e por assinatura. Foi diretora geral, atriz e autora do coletivo Clube da Cena. Teve 52 esquetes seus encenados, desde 2008, e escreveu oito peças. Foi Assistente de direção de Domingos de Oliveira; jurada do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia 2012, a convite do Ministério da Cultura (MinC); diretora Artística e de Produção do Teatro Gláucio Gill, da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), em 2008 e 2009, e, nos dois anos seguintes, do Teatro Municipal Maria Clara Machado – hoje Teatro Municipal Domingos de Oliveira –, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC). Em 2022, ministrou oficinas de roteiro e foi roteirista contratada em uma grande emissora de TV aberta e orientadora dramatúrgica de espetáculos. Em 2021, encenou Bastidores, montagem com teatro e audiovisual integrados, e realizou a Exposição Atores de Teatro: Antes da Extinção, nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM) e para o SESC; fez a performance Não-Espetáculo; e atuou como atriz contratada na telenovela Quanto Mais Vida Melhor. Em 2020, idealizou, produziu e realizou 30 “lives” de ficção em uma rede social, no projeto de nova dramaturgia e encenação Clube da Cena Lives. Em 2019, apresentou seu solo Eu, Mãe, na copa da Casa Rio. Já trabalhou como atriz, produtora ou diretora em mais de 20 espetáculos teatrais, entres o inusitado No Táxi – que fazia em um táxi real, em movimento, pelas ruas do Rio de Janeiro.
O contato para inscrições nos próximos cursos de Cristina Fagundes é o Whatsapp: (21) 996669954. A matrícula para as próximas oficinas Reciclagem para Atores tem o valor de R$100.
Teatro
Oficina
"Reciclagem para Atores. Treino Prático de Teatro para Atores Profissionais"
Público-alvo: atores a partir de 16 anos, sem limite de idade, que possuam registro profissional (DRT) e desejem se reciclar.
Ministrante: Cristina Fagundes
De 5 a 28 de setembro, terças e quintas-feiras, das 10h às 12h
Centro Técnico de Artes (CTA) | Fundação Nacional de Artes – Funarte
Sala Multiúso
Rua do Lavradio, 54, Centro - Rio de Janeiro (RJ) – Próximo ao Metrô Carioca
Valor das inscrições para as próximas oficinas: R$ 100
Projeto contemplado no Programa Funarte Aberta 2024 – Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte no Rio de Janeiro
Realização: Fagundes Produções Artísticas
*”Viewponts” é uma técnica de improvisação, que abrange um “sistema organizado de categorias relacionadas à noção de tempo e de espaço” (Unesp - Universidade Estadual Paulista
Mais informações
Sobre as oficinas: Whatsapp: (21) 996669954
Sobre o Programa Funarte Aberta: aqui, neste link
Sobre os espaços culturais da fundação no Rio de Janeiro (RJ): coec@funarte.gov.br

