6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura
A próxima edição do maior encontro dos pontos de cultura do Brasil será realizada entre os dias 24 e 29 de março de 2026, no município de Aracruz, no Espírito Santo. Os pontos são os grupos e entidades culturais que desenvolvem ações artísticas e comunitárias em seus territórios. Eles passaram a ser reconhecidos pelo Ministério da Cultura em 2004, com a criação do Programa Cultura Viva, que se tornou a Política Nacional de Cultura Viva com a Lei nº 13.018/2014. Hoje, já são mais de 13 mil pontos certificados.
A Teia é o espaço de articulação, troca de experiências e fortalecimento da Cultura Viva. Esta edição convida a rede a refletir sobre a defesa do meio ambiente e do bem viver diante do cenário de emergência climática. Com sua diversidade cultural, força comunitária e saberes ancestrais, os pontos de cultura têm papel estratégico na construção de um Brasil justo e sustentável.
O anúncio do local e da data da 6ª Teia Nacional – Pontos de Cultura pela Justiça Climática ocorreu no dia 15 de julho de 2025, em uma cerimônia na Aldeia Caeiras Velha, com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do governador do estado, Renato Casagrande, do prefeito Dr. Coutinho, de lideranças indígenas e de representantes de pontos de cultura.
O evento marcou também o chamado para que os estados, o Distrito Federal e os municípios realizem suas etapas locais, tecendo junto com o Ministério da Cultura a 6ª Teia Nacional. A expectativa é que estes eventos ocorram até março de 2026.
Calendário das Teias e Fóruns
Calendário Fóruns e TEIAS 2025 de Articulação Cultura Viva
Programação
São esperadas mais de quatro mil pessoas credenciadas no evento, sendo Agentes Cultura Viva, delegados (as) e representantes dos pontos de cultura, artistas, feirantes da economia solidária, mestres e mestras das culturas tradicionais e populares, representantes do setor audiovisual, além de palestrantes, oficineiros, gestores e dirigentes culturais estaduais e municipais, representantes do Ministério da Cultura e de outros Ministérios, estudantes, e delegações internacionais.
A 6ª Teia terá uma ampla programação composta por:
• Festival com atrações culturais dos 26 estados e do DF.
• Palestras, debates, oficinas, rodas de conversa, encontros setoriais e redes culturais.
• Vivências artísticas com mestres e mestras das culturas tradicionais e populares.
• Feira de Economia Solidária com produtos de todo o país.
• 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura - Acesse: Regimento do V Fórum Nacional de Pontos de Cultura - FNPDC 2026.
Edital
O edital de chamamento público para compor a programação da 6ª Teia Nacional Pontos de Cultura pela Justiça Climática já está no ar. O objetivo é mobilizar fazedores de cultura de todas as regiões do país a participarem do maior evento da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), valorizando a diversidade de seu território e a importância da cultura para a justiça social, o desenvolvimento sustentável e o Bem Viver.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de janeiro por meio da plataforma Mapa da Cultura. Acesse aqui. O edital é realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), representado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).
Clique aqui e saiba mais:
Inscrição: https://mapa.cultura.gov.br/oportunidade/6710/#info
- TEIA Nacional 2014 - Diversidade
- TEIA Nacional 2010 - Tambores Digitais
- TEIA Nacional 2008 - Iguais na Diferença
- TEIA Nacional 2007 - Tudo de Todos
- TEIA Nacional 2006 - Venha Ver e Ser Visto
Cultura Viva na Aldir Blanc
Municípios, estados e DF podem destinar parte dos recursos da Cultura Viva na Aldir Blanc para Fóruns e Teias de Pontos de Cultura. É possível utilizar os valores tanto na realização dos eventos quanto para apoiar a participação de integrantes de Pontos e Pontões de Cultura nos Fóruns e Teias Estaduais e Nacional.
O percentual máximo aplicável essa linha de ação é de até 10% do valor recebido. Além disso, os entes devem investir, ao menos, 25% com recursos próprios. Trata-se de uma estratégia importante para articulação, mobilização, organização, formação e expressão artística e cultural das redes de Pontos de Cultura de todo país, como etapas anteriores à 6ª Teia Nacional, prevista para março de 2026.
Destaca-se ainda que os Fóruns e Teias apoiados com recursos da Aldir Blanc deverão ser construídos em conjunto com as redes municipais e estaduais de Pontos de Cultura e suas representações, vinculadas e legitimadas pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura. Esses eventos devem respeitar o Regimento do Fórum Nacional de Pontos de Cultura e ter seu calendário pactuado com a SCDC/MinC.
Confira AQUI as orientações sobre o uso dos recursos da Cultura Viva na Aldir Blanc para Fóruns e Teias de Pontos de Cultura.

