Edital da Programação da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura
Edital da Programação da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura
ANEXOS
|
ANEXO V - DECLARAÇÃO REPRESENTAÇÃO GRUPO OUCOLETIVO CULTURAL |
O que é?
Este edital tem por objeto o apoio financeiro e/ou credenciamento de propostas culturais para integrar a programação da 6ª Teia Nacional, que acontecerá de 24 a 29 de março de 2026, em Aracruz/ES. O evento celebra os 20 anos da Política Nacional de Cultura Viva, reunindo artistas, mestres, coletivos e comunidades para promover cultura, diversidade e ações em prol da justiça climática.
Para quem é?
Podem participar do Edital Pontos e Pontões de Cultura certificados pelo Ministério da Cultura, além de pessoas físicas, grupos ou coletivos artísticos (sem CNPJ) e entidades sem fins lucrativos (com CNPJ) vinculados ou não a Pontos ou Pontões de Cultura.
Quantas vagas?
Ao todo, serão selecionadas 197 propostas. Os contemplados receberão apoio financeiro, transporte, despacho de bagagem e equipamentos, hospedagem, alimentação, translado em Aracruz e infraestrutura necessária às apresentações de acordo com a sua categoria e a capacidade do evento. Os proponentes aptos que não alcançarem as vagas disponíveis também poderão fazer parte da programação, mas de forma colaborativa e sem ajuda de custo.
Quais as categorias?
As oportunidades estão distribuídas em oito categorias: artes cênicas, música e/ou manifestações das culturas tradicionais e populares; artes visuais; audiovisual; Feira de Economia Criativa e Solidária; vivências de mestras e mestres; reflexão, formação e debate; experiências do Bem Viver e comunicação colaborativa. Para garantir a equidade, o certame aplica critérios de regionalização e reservas de vagas: 25% para pessoas negras; 10% para pessoas indígenas; e 5% para pessoas com deficiência.
Inscrição:
As inscrições podem ser realizadas entre os dias 16 e 30 de janeiro de 2026 pelo Mapa da Cultura. Acesse aqui a oportunidade.