Fóruns e Teias de Pontos de Cultura
Municípios, estados e DF podem destinar parte dos recursos da Cultura Viva na Aldir Blanc para Fóruns e Teias de Pontos de Cultura. É possível utilizar os valores tanto na realização dos eventos quanto para apoiar a participação de integrantes de Pontos e Pontões de Cultura nos Fóruns e Teias Estaduais e Nacional.
O percentual máximo aplicável essa linha de ação é de até 10% do valor recebido. Além disso, os entes devem investir, ao menos, 25% com recursos próprios. Trata-se de uma estratégia importante para articulação, mobilização, organização, formação e expressão artística e cultural das redes de Pontos de Cultura de todo país, como etapas anteriores à VI Teia Nacional, prevista para março de 2026.
Destaca-se ainda que os Fóruns e Teias apoiados com recursos da Aldir Blanc deverão ser construídos em conjunto com as redes municipais e estaduais de Pontos de Cultura e suas representações, vinculadas e legitimadas pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura. Esses eventos devem respeitar o Regimento do Fórum Nacional de Pontos de Cultura e ter seu calendário pactuado com a SCDC/MinC.
Confira as orientações:
- Ofício Circular nº 8/2025/DPNCV/SCDC/GM/MinC - Realização dos Fóruns e TEIAS Estaduais e Distrital de Pontos de Cultura – Competências, calendário, gestão compartilhada e destinação de recursos.
- Identidade Visual - PNCV e Teia Nacional.
-
Manual de Orientação para os Entes Federativos: Como utilizar os recursos da Cultura Viva na Aldir Blanc para Fóruns e Teias de Pontos de Cultura.
-
Regimento do V Fórum Nacional de Pontos de Cultura - FNPDC 2026
-
Ofício-Circular nº 13-2025-DPNCVSCDCMinC - Encaminhamento da Resolução nº 02/2025 da Comissão Organizadora da 6ª Teia Nacional
-
Resolução nº 02, de 20 de outubro de 2025, da Comissão Organizadora Nacional da 6ª Teia Nacional - Estabelece prazos para realização das etapas preparatórias estaduais e do Distrito Federal e para o envio de documentos.