6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura
A próxima edição do maior encontro dos Pontos de Cultura do Brasil será realizada entre os dias 24 e 29 de março de 2026, no município de Aracruz, no Espírito Santo.
O anúncio do local e da data da 6ª Teia Nacional – Pontos de Cultura pela Justiça Climática ocorreu no dia 15 de julho de 2025, em uma cerimônia na Aldeia Caeiras Velha, com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do governador do estado, Renato Casagrande, do prefeito Dr. Coutinho, de lideranças indígenas e de representantes de Pontos de Cultura.
O evento marcou também o chamado para que os estados, o Distrito Federal e os municípios realizem suas etapas locais, tecendo junto com o Ministério da Cultura a 6ª Teia Nacional.
Confira o calendário das Teias e Fóruns
Calendário Fóruns e TEIAS 2025 de Articulação Cultura Viva
Orientações e informes
- Ofício Circular nº 8/2025/DPNCV/SCDC/GM/MinC - Realização dos Fóruns e TEIAS Estaduais e Distrital de Pontos de Cultura – Competências, calendário, gestão compartilhada e destinação de recursos.
- Identidade Visual - PNCV e Teia Nacional.
- Manual de Orientação para os Entes Federativos: Como utilizar os recursos da Cultura Viva na Aldir Blanc para Fóruns e Teias de Pontos de Cultura.
-
Regimento do V Fórum Nacional de Pontos de Cultura - FNPDC 2026
- Ofício-Circular nº 13-2025-DPNCVSCDCMinC - Encaminhamento da Resolução nº 02/2025 da Comissão Organizadora da 6ª Teia Nacional
- Resolução nº 02, de 20 de outubro de 2025, da Comissão Organizadora Nacional da 6ª Teia Nacional - Estabelece prazos para realização das etapas preparatórias estaduais e do Distrito Federal e para o envio de documentos.
Identidade Visual da 6ª Teia Nacional e da Cultura Viva
O Ministério da Cultura disponibilizou o manual com as diretrizes para o uso da identidade visual desenvolvida especialmente para a 6ª Teia Nacional. Os elementos gráficos descritos buscam refletir o espírito do encontro, sua conexão com os territórios e com as lutas por justiça climática. Embora os estados tenham autonomia para desenvolver a identidade visual de suas respectivas Teias estaduais, o material pode servir como referência conceitual e estética para orientar a produção local.
É importante destacar que todas as edições estaduais deverão utilizar o selo oficial da TEIA Nacional 2026, aplicado de forma integrada ao nome do evento. No caso dos municípios, a realização das Teias é facultativa. No entanto, aqueles que optarem por organizar o evento também devem utilizar o selo oficial fornecido pelo Ministério da Cultura.
Saiba mais sobre a Teia Nacional
O que é a Teia Nacional?
É o maior encontro dos Pontos de Cultura do Brasil. Os Pontos são os grupos culturais da sociedade civil que desenvolvem ações artísticas e comunitárias em seus territórios. Eles passaram a ser reconhecidos pelo Ministério da Cultura em 2004, com a criação do Programa Cultura Viva, que se tornou Política Nacional de Cultura Viva com a Lei nº 13.018/2014. Hoje, já são mais de 9 mil Pontos certificados. A Teia é o espaço de articulação, troca de experiências e fortalecimento da Cultura Viva.
Confira as edições anteriores:
- TEIA Nacional 2014 - Diversidade
- TEIA Nacional 2010 - Tambores Digitais
- TEIA Nacional 2008 - Iguais na Diferença
- TEIA Nacional 2007 - Tudo de Todos
- TEIA Nacional 2006 - Venha Ver e Ser Visto
Qual o tema da 6ª Teia Nacional?
Esta edição convida a rede a refletir sobre a defesa do meio ambiente e do bem viver diante do cenário de emergência climática. Com sua diversidade cultural, força comunitária e saberes ancestrais, os Pontos de Cultura têm papel estratégico na construção de um Brasil justo e sustentável.
Como ocorreu a escolha da sede do evento?
O governo do Espírito Santo manifestou interesse em receber a 6ª Teia Nacional. O estado não havia sediado nenhuma edição do evento. Além disso, a escolha de Aracruz, que foi bem recebida também pela prefeitura, se deve a forte conexão da cidade com o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”.
Esta será a primeira Teia Nacional realizada fora de uma capital e com a realização de atividades em território indígena, reforçando a importância dos povos originários, especialmente nesse debate sobre justiça climática.
Aracruz é o único município capixaba com Terras Indígenas demarcadas e nelas estão 12 aldeias, sendo o município com a maior população indígena do Espírito Santo, das etnias Tupiniquim e Guarani.
Quantas pessoas são esperadas?
São esperadas mais de 4 mil pessoas credenciadas no evento, sendo Agentes Cultura Viva, delegados e representantes dos Pontos de Cultura, artistas, feirantes da economia solidária, mestres e mestras das culturas tradicionais e populares, representantes do setor audiovisual, além de palestrantes, oficineiros, gestores e dirigentes culturais estaduais e municipais, representantes do Ministério da Cultura e de outros Ministérios, estudantes, e delegações internacionais.
Em que etapa a organização do evento está, neste momento?
A Teia Nacional é precedida pela realização das teias estaduais e municipais, que devem ocorrer até dezembro de 2025. Em setembro, já ocorreu a Teia de Goiás, sediada no município de Inhumas. Em relação à preparação do Espírito Santo, um Grupo de Trabalho Local, integrado também por representantes do MinC, promoverá ações preparatórias e educativas em Aracruz e demais municípios do estado Dentre as atividades está a Teia Municipal de Aracruz (30/10 e 01/11) e a Teia Estadual do ES (5 a 7/12).
Qual a programação do evento?
A 6ª Teia terá uma ampla programação composta por:
• Festival com mais de 100 atrações de Pontos de Cultura dos 26 estados e do DF.
• Palestras, debates, oficinas, rodas de conversa, encontros setoriais e redes culturais.
• Vivências artísticas com mestres e mestras das culturas tradicionais e populares.
• Feira de Economia Solidária com produtos de todo o país.
• 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura - Acesse: Regimento do V Fórum Nacional de Pontos de Cultura - FNPDC 2026.
Como utilizar recursos da Cultura Viva na Aldir Blanc?
Municípios, estados e DF podem destinar parte dos recursos da Cultura Viva na Aldir Blanc para Fóruns e Teias de Pontos de Cultura. É possível utilizar os valores tanto na realização dos eventos quanto para apoiar a participação de integrantes de Pontos e Pontões de Cultura nos Fóruns e Teias Estaduais e Nacional.
O percentual máximo aplicável essa linha de ação é de até 10% do valor recebido. Além disso, os entes devem investir, ao menos, 25% com recursos próprios. Trata-se de uma estratégia importante para articulação, mobilização, organização, formação e expressão artística e cultural das redes de Pontos de Cultura de todo país, como etapas anteriores à VI Teia Nacional, prevista para março de 2026.
Destaca-se ainda que os Fóruns e Teias apoiados com recursos da Aldir Blanc deverão ser construídos em conjunto com as redes municipais e estaduais de Pontos de Cultura e suas representações, vinculadas e legitimadas pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura. Esses eventos devem respeitar o Regimento do Fórum Nacional de Pontos de Cultura e ter seu calendário pactuado com a SCDC/MinC.
Confira AQUI as orientações sobre o uso dos recursos da Cultura Viva na Aldir Blanc para Fóruns e Teias de Pontos de Cultura.
