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Info

Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa

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Publicado em 12/06/2025 14h22 Atualizado em 18/06/2025 15h06

CODEARQ:  

BR RJFCRBSAHI  

Nome da Instituição:  

Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa 

Endereço: 

Rua: São Clemente, nº. 134 - Botafogo 

Cidade: 

Rio de Janeiro  

Estado:  

RJ 

CEP:  

20.260-002 

Telefone: 

(21) 3289-8675 

Seu endereço de e-mail:  

arquivo@rb.gov.br     

URL: 

https://www.gov.br/casaruibarbosa/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/estrutura-organizacional/centro-de-memoria-e-informacao/arquivo-historico-e-institucional-sahi       

Ano de Criação: 

1980 

Vinculação administrativa:    

Centro de Memória e Informação 

Missão Institucional:  

O Serviço de Arquivo Histórico e Institucional é a autoridade arquivística da Fundação Casa de Rui Barbosa, a quem compete: 

I. gerir, processar tecnicamente, preservar, ampliar e promover o arquivo de Rui Barbosa, de seus contemporâneos e de outras personalidades importantes para a história cultural, social e científica do País; 
II.gerir, processar tecnicamente, preservar, ampliar e promover os documentos institucionais produzidos e recebidos pela FCRB em decorrência do exercício de suas atividades, custodiados pela FCRB, quaisquer que sejam os formatos e suportes da informação ou a natureza dos documentos, de acordo com a política nacional de arquivos; 
III.integrar o Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Pública Federal - SIGA, como órgão seccional; 
IV. atuar como única unidade protocolizadora e responsável pela gestão de documentos institucionais; 
V. propor diretrizes e normas para a produção, manutenção, preservação, acesso, reprodução e uso dos documentos arquivísticos em qualquer formato e suporte; 
VI. promover atividades de natureza científica, acadêmica e cultural, visando inclusive à qualificação profissional, em sua área de atuação; 
VII. promover a democratização do acesso à diversidade cultural, ao conhecimento, e à reflexão sobre a história e cultura brasileira para e com a sociedade por meio de seus acervos; 
VIII. propor, planejar e normatizar, em articulação com o Serviço de Tecnologia da Informação, sistemas para o tratamento, preservação e recuperação da informação, referentes aos acervos sob sua guarda; 
IX. acompanhar, orientar e executar atividades relativas aos estágios e às bolsas de pesquisa em sua área de atuação; 
X. propor procedimentos, gerenciar e exercer a gestão técnica do software de processos administrativos digitais; 
XI. promover, gerenciar, propor diretrizes e normas para a preservação digital dos documentos arquivísticos nato digitais e dos representantes digitais dos acervos arquivísticos da FCRB; e 
XII. executar e controlar procedimentos administrativos necessários à realização de suas atividades, que estejam no âmbito do setor. 

Caracterização do Acervo:  

O Serviço de Arquivo Histórico e Institucional (SAHI) é o setor responsável, principalmente, por preservar, processar tecnicamente e promover os arquivos de Rui Barbosa e seus contemporâneos e de outras personalidades importantes para a história cultural, social e científica do País. Em seu acervo, destacam-se, por exemplo, o Arquivo de Rui Barbosa – reconhecido como Memória do Mundo da Unesco – Brasil, a Coleção Família Barbosa de Oliveira e o Arquivo Américo Lourenço Jacobina Lacombe. O SAHI também é responsável pela gestão de documentos do Fundo FCRB, com acompanhamento do ciclo de vida documental, desde a produção dos documentos até a sua preservação ou eliminação. Dentre outras atividades desenvolvidas pelo setor, destacam-se a organização de exposições, a disponibilização à sociedade de imagens do acervo através do projeto Banco Iconografia, a realização de projetos especiais como o sítio “Escravidão, Abolição e Pós Abolição", bem como o atendimento a demandas de cidadãos via Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). 

Condições de acesso aos documentos: 

Os documentos estão acessíveis por meio da consulta aos inventários de acesso disponibilizados em https://www.gov.br/casaruibarbosa/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/estrutura-organizacional/centro-de-memoria-e-informacao/arquivo-historico-e-institucional-sahi, por meio das bases https://www.gov.br/casaruibarbosa/pt-br/atuacao/pesquisa/acesso-as-bases. Após identificar quais documentos deseja ter acesso, o usuário deve entrar em contato pelo endereço eletrônico consulta.acervo@rb.gov.br, onde soliicitará a consulta de forma presencial (na cidade do Rio de Janeiro) ou remota. 

Dia e horário de atendimento: 

De segunda a sexta das 10h às 18h 

Serviços de reprodução: 

Produção de cópias digitais ou de envio de objetos digitais em alta definição sob demanda do usuário. 

Data do Cadastro:  

12/06/2025  

Mapa: 

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