Para definir diretrizes para a elaboração de estudos, proposições e soluções para a preservação de websites e mídias sociais
A Câmara Técnica Consultiva (CTC) para definição de diretrizes relacionadas à elaboração de estudos, proposições e soluções para a preservação de websites e mídias sociais foi instituída no âmbito do CONARQ pela Portaria nº 131, de 9 de novembro de 2021. Seus objetivos foram:
I - elaborar recomendações sobre os elementos mínimos de uma política de preservação digital para websites e mídias sociais;
II - definir requisitos mínimos de preservação para websites e mídias sociais;
III - conduzir consulta pública sobre a proposta de resolução.
A composição da CTC incluiu os seguintes membros:
- Carolina de Oliveira, arquivista, mestra em Gestão de Documentos e Arquivos, servidora do Arquivo Nacional, que atuou como coordenadora;
- Érika Maria Nunes Sampaio, arquivista, mestra em Gestão de Documentos e Arquivos, servidora do Arquivo Nacional;
- Gabriela Ayres Ferreira Terrada, arquivista, bibliotecária, servidora da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/BNDigital);
- Jonas Ferrigolo Melo, arquivista, mestre em Comunicação e Informação, servidor do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS);
- Moisés Rockembach, arquivista, doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Durante a 104ª Reunião Plenária Ordinária do CONARQ, a coordenadora da CTC, Carolina de Oliveira, apresentou dois produtos desenvolvidos pela Câmara Técnica:
- Minuta de Resolução que estabelece a Política de Preservação de Websites e Mídias Sociais no âmbito do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), formalizada como a Resolução do CONARQ nº 52, de 25 de agosto de 2023;
- Minuta de Resolução com o Requisitos mínimos de preservação para websites e mídias sociais no âmbito do SINAR, publicados como a Resolução do CONARQ nº 53, de 25 de agosto de 2023.
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