Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Controladoria-Geral da União
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Composição
    • Agenda de Autoridades
    • Galeria de Ministros
    • Quem é Quem
  • Assuntos
    • Articulação Internacional
    • Atividade Disciplinar
    • Auditoria Interna Governamental
    • Informações Estratégicas
    • Integridade Privada
      • Relatórios de Supervisão
      • Suborno Transnacional
    • Integridade Pública
    • Notícias
    • Ouvidoria
      • Fluxos de tratamento
    • Participação Social e Diversidade
      • Participação Social
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria da CGU
    • Pesquisador
  • Acesso à Informação
    • Institucional
    • Ações e Programas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Acordos de Cooperação Técnica
    • Servidores
    • Concursos
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
    • Governança
    • Demonstrações Contábeis
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Privacidade e Proteção de Dados
  • Educação Cidadã
    • Sobre o Programa
      • Resultados
      • Material de Apoio
      • Perguntas Frequentes
    • Projetos
      • Concurso de Desenho e Redação
      • Game da Cidadania
      • Um por Todos e Todos por Um
      • Turma da Cidadania
      • Eu, Você e a Nossa Cidadania
    • Espaço Professor
      • Recurso Educacional
      • Cursos e Capacitações
      • Depoimentos
    • Inspire-se
      • Boas Práticas
      • Campanhas
      • Acontece Na Rede!
    • Saiba Mais
      • Agenda
      • Notícias
      • Contatos
    • Galeria
  • Governo Aberto
    • Governo Aberto no Brasil
      • Legislação
      • Comitê Interministerial de Governo Aberto
      • Princípios
      • Grupo de Trabalho da Sociedade Civil
    • Parceria para Governo Aberto - OGP
      • Entenda a OGP
      • Planos de Ação Nacional
      • Planos de Ação Locais
    • OCDE e Governo Aberto
      • OCDE e Governo Aberto no Brasil
      • Rede da OCDE sobre Governo Aberto e Inovador na América Latina e Caribe
      • Avaliação da OCDE de Governo Aberto no Brasil
    • Iniciativas de Governo Aberto
      • Diálogos em Controle Social
      • Conecte-se
      • Cursos EAD
  • Centrais de Conteúdo
    • Campanhas
    • Legislação
    • Painéis
    • Publicações
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Centrais de Conteúdo Campanhas Desafios InovaCGU Desafios Desafio 1 - Controle Social na Política de Educação

Desafio 1 - Controle Social na Política de Educação

Info

Desafios InovaCGU

Desafios InovaCGU

Desafio 1: Controle Social na Política de Educação
Como podemos fortalecer o controle social na política de educação por meio da atuação dos Conselhos?

Desafio 1: Controle Social na Política de Educação
Como podemos fortalecer o controle social na política de educação por meio da atuação dos Conselhos?

Controle social é a participação ativa dos cidadãos na gestão pública, incluindo a fiscalização, o monitoramento e o controle das ações da Administração Pública. Esse controle pode ser exercido através dos Conselhos de Políticas Públicas, que são espaços institucionalizados onde os cidadãos podem intervir nas políticas públicas. A participação comunitária organizada nos Conselhos complementa o controle exercido pelo Estado e pode influenciar positivamente os resultados de uma política pública. Essa participação também é fundamental para garantir a transparência e prevenir desvios, permitindo ajustes oportunos quando necessário.

A atuação dos Conselhos de Políticas Públicas tem sua forma e abrangência diretamente relacionada às atribuições do conselho, que variam em função da política pública ou programa de governo a que está vinculada e à esfera de atuação do conselho. Nessa perspectiva, há especial relevância nos conselhos que atuam na esfera municipal, dado que é no município, no plano local, que as políticas e programas de governo se materializam e a proximidade do cidadão possibilita o exercício do controle social tempestivo.

Conselhos Municipais

Papel crucial na execução e fiscalização das políticas públicas locais.

CACS-Fundeb

Monitora e controla a aplicação dos recursos destinados à educação básica.

CAE

Fiscaliza o uso dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A atuação dos Conselhos de Políticas Públicas tem sua forma e abrangência diretamente relacionada às atribuições do conselho, que variam em função da política pública ou programa de governo a que está vinculada e à esfera de atuação do conselho. Nessa perspectiva, há especial relevância nos conselhos que atuam na esfera municipal, dado que é no município, no plano local, que as políticas e programas de governo se materializam e a proximidade do cidadão possibilita o exercício do controle social tempestivo.

Conselhos Municipais

Papel crucial na execução e fiscalização das políticas públicas locais.

CACS-Fundeb

Monitora e controla a aplicação dos recursos destinados à educação básica.

CAE

Fiscaliza o uso dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Embora haja diferenças na abrangência de atuação dos conselhos mencionados, a literatura acadêmica sobre o assunto e os relatórios de fiscalização da CGU demonstram a existência de obstáculos comuns ao exercício do controle social pelos conselhos. Esses obstáculos indicam a necessidade de promover melhores condições para o desempenho das atividades pelos conselheiros.

Nesse contexto, surge a proposta de criação de solução tecnológica que otimize processos, facilite o entendimento e promova a participação qualificada dos conselheiros, e que deverá ter como foco o contexto de atuação do CAE, que possui menor abrangência e complexidade que os outros dois conselhos citados. Ressalte-se que o desenvolvimento da solução tecnológica para o CAE será o primeiro passo para que, com as adaptações que se fizerem necessárias, se oferte a solução para contextos mais complexos. Por relevante, destaca-se os seguintes conteúdos acerca dos obstáculos citados para a efetividade da atuação de conselhos de política públicas de diferentes áreas:

O panorama encontrado pode apontar alguns desafios deparados no Conselho de Saúde, tais como a falta de conhecimento dos conselheiros sobre seu papel no CMS e sobre o próprio papel do CMS na esfera social e sanitária; o desconhecimento sobre as fontes de onde provêm as verbas que financiam o SUS; o desconhecimento do Regimento Interno e do Plano Municipal de Saúde, além da dificuldade de analisar o Relatório de Gestão. Tudo isso limita a eficiência da atuação dos conselheiros, levando a comportamentos de submissão e conformismo em substituição a práticas de cidadania, participação e controle social. Nota-se, com isso, que é cada vez mais necessário socializar as informações sobre os conselhos junto à sociedade, buscando reverter essa situação. (Cotta, Cazal e Rodrigues, 2009, p. 434)

Outro fator importante a observar nos conselhos diz respeito à capacitação de seus membros, visto que o reconhecimento apenas da sua existência legal para o controle social não tem se mostrado suficiente para a sua legitimação (MARTINS, 2007). Um caminho que tem sido apontado para mudar esse quadro são as estratégias de capacitação para fortalecer a dinâmica interna dos conselhos e sua relação com a sociedade (CORREIA, 2005) [...]

[...], é pequeno o número de conselheiros que participaram de alguma capacitação, seja antes do início ou durante o mandato em ambas as regiões, para que tivessem conhecimento sobre o que é o CAE, qual o seu objetivo e quais seriam suas atribuições. Foi avaliado por Correia (2005), o impacto de capacitação de conselheiro de saúde sobre o desempenho do conselho, tendo concluído que os conselheiros capacitados apresentam uma média mais elevada de intervenções nas reuniões e de articulação com sua base, do que os conselheiros não capacitados. (Barros, 2014, p. 40)

Por fim, um quarto conjunto de condicionantes é definido pelo volume/tipo de recursos detidos pelas IPs (instituições participativas) para dar sustentação ao seu funcionamento e, também, para implementar suas decisões/ações. Tema relativamente secundarizado na literatura sobre as IPs, a questão dos recursos (humanos, materiais, financeiros, de conhecimento etc.) necessários à realização das atividades cotidianas destas instituições e à efetivação de suas decisões é um elemento central para avaliar o funcionamento e os resultados produzidos pelas mesmas. A capacidade de produção de resultados por IPs dotadas de recursos expressivos (recursos para alocar através de suas decisões; corpos técnicos altamente qualificados; boas condições materiais – salas, equipamentos; funcionários de apoio; recursos para viagens e atividades etc.) tende a ser muito distinta em comparação com IPs caracterizadas por grande precariedade. (Silva, 2011, p. 239)

Ao se analisar empiricamente os conselhos municipais, tem-se um cenário desalentador: queixas comuns de falta de recursos, de precariedade das instalações físicas, do caráter marginal que o conselho ocupa no poder municipal, da baixa presença dos representantes nas reuniões plenárias, das dificuldades do exercício da deliberação, entre outras. Parece claro que o funcionamento dos conselhos depende de suas condições físicas, materiais e institucionais. A realidade na maioria dos municípios pesquisados mostra que nem sempre os conselhos apresentam as condições mínimas de subsistir, o que espelha um baixo grau de institucionalização e uma fraca autonomia dos conselhos e sua dependência excessiva do Executivo municipal. Na maioria dos casos, os conselhos funcionam em salas cedidas no espaço da prefeitura, com uso de recursos como telefone, material de consumo etc. também pertencentes ao Executivo municipal. Se o governo reconhece a relevância do trabalho desenvolvido pelos conselhos, existe alguma chance destes funcionarem. Se não existe esse reconhecimento, não há qualquer condição de o conselho subsistir. (Carneiro, 2002, p. 288)

Os novos mecanismos participativos incluídos na governança local se baseiam no engajamento popular como um recurso produtivo central: a participação dos cidadãos provê informações e diagnósticos sobre os problemas públicos, geram conhecimentos e subsídios à elaboração de estratégias de resolução dos problemas e conflitos envolvidos. A qualidade da participação pode ser mensurada pelo grau de informação (ou de desinformação) contido nas opiniões dos participantes. (Gohn, 2002, p. 20)

Além da indicação dos principais entraves ao exercício do controle social pelos conselhos, a literatura acadêmica também indica alguns caminhos que podem contribuir para a atuação dessas instituições, dentre as quais destacamos:

Em um balanço da literatura sobre os Conselhos Gestores de Políticas Públicas, Tatagiba (2003) ressalta, entre vários limites, a resistência do Estado para com estes espaços, utilizando-se de uma série de mecanismos de controle sobre o processo participativo. Parece que a palavra-chave para os sucessos (parciais) de várias experiências não é o diálogo ou a cooperação, e sim a “estratégia”. De acordo com a autora, a compreensão do Estado como um ator não monolítico tem sido fundamental para a adoção de procedimentos ou estratégias que visam a estabelecer alianças e parcerias pontuais com diferentes setores (da sociedade e do Estado) tendo em vista a concretização de objetivos voltados para a promoção dos direitos sociais. (LÜCHMANN, 2006, p. 24).

Pontos de Melhroria

Insuficiência de conhecimento dos conselheiros para exercício do controle social.

Insuficiência do apoio disponibilizado para os conselhos.

Baixo engajamento dos conselheiros.

Objetivo

Fortalecer o controle social no Programa de Alimentação Escolar, por meio da orientação e facilitação da atuação dos conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar

Resultados pretendidos:

Ampliação do conhecimento dos conselheiros para atuação no CAE, através das orientações;

Facilitação da atuação dos conselheiros, por meio da disponibilização de roteiros, checklists, modelos de documentos, dentre outros, que devem estar vinculados a cada ação de fiscalização;

Aumento do engajamento dos conselheiros, por meio da utilização de estratégias de gameficação;

Potencialização da capacidade de atuação dos órgãos de controle a partir do acesso ao registro de informações decorrentes da atuação dos conselhos.

Objetivo

Fortalecer o controle social no Programa de Alimentação Escolar, por meio da orientação e facilitação da atuação dos conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar

Resultados pretendidos:

Ampliação do conhecimento dos conselheiros para atuação no CAE, através das orientações;

Facilitação da atuação dos conselheiros, por meio da disponibilização de roteiros, checklists, modelos de documentos, dentre outros, que devem estar vinculados a cada ação de fiscalização;

Aumento do engajamento dos conselheiros, por meio da utilização de estratégias de gameficação;

Potencialização da capacidade de atuação dos órgãos de controle a partir do acesso ao registro de informações decorrentes da atuação dos conselhos.

O que se espera da solução

  • Objetive a facilitação da atuação dos conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar – CAE.

  • Utilize os princípios da gamificação, com foco no ser humano, de modo a detectar e catalisar as motivações que levam o conselheiro a um maior engajamento e comprometimento com as atividades do Conselho.

  • Utilize linguagem simples e acessível ao cidadão comum, e inclua glossário para os termos técnicos.

  • Enfoque na ação de fiscalização com vinculação da orientação e das ferramentas de facilitação.

  • Defina o formato e conteúdo das orientações genéricas que contribuam para o entendimento do potencial da contribuição dos conselhos na execução do programa ou política pública, como também o teor das orientações relacionadas à realização da ação de fiscalização e adoção de providências, caso sejam detectadas divergências e/ou irregularidades.

  • Defina o formato e conteúdo dos instrumentos de facilitação relacionados à ação de fiscalização, bem como os instrumentos genéricos que apoiem a atuação dos conselheiros.

  • Possibilite a disponibilização de orientações desvinculadas das ações de fiscalização.

  • Possibilite a disponibilização de ferramentas de facilitação, desvinculadas das ações de fiscalização.

  • Possibilite a proposição de tarefas/atividades, como realização de ação de fiscalização, levantamento de dados, upload de documentos, dentre outros.

  • Possibilite a troca de experiências entre diferentes conselhos.

  • Possibilite a utilização da função de ação de fiscalização sem uso da internet.

  • Inclua funcionalidades para: cadastro de conselheiros; realização de upload de documentos e fotos; registro fotográfico por meio da solução tecnológica; inclusão de outras linhas de ação; inclusão de novas perguntas, orientações e modelos de documentos; registro consolidado da ação de fiscalização e medição da atuação dos conselhos.

  • Crie base dos dados resultantes das ações de fiscalização com possibilidade de acesso pela CGU.

  • Possibilite a utilização da solução tecnológica nos contextos de atuação de outros conselhos de políticas públicas.

  • Disponibilize mapa de monitoramento do serviço público, como a rede de ensino (georreferenciamento de unidades escolares da região, serviços, problemas, infraestrutura etc.), que oriente a seleção da unidade para a realização da ação de fiscalização.

  • Preveja estratégias que promovam a adoção da solução tecnológica pelos conselheiros, e que contribuam para o aumento do engajamento nas ações desenvolvidas pelo Conselho.

Informações Complementares

Download do Briefing Completo

  • Composição
    • Agenda de Autoridades
    • Galeria de Ministros
    • Quem é Quem
  • Assuntos
    • Articulação Internacional
    • Atividade Disciplinar
    • Auditoria Interna Governamental
    • Informações Estratégicas
    • Integridade Privada
      • Relatórios de Supervisão
      • Suborno Transnacional
    • Integridade Pública
    • Notícias
    • Ouvidoria
      • Fluxos de tratamento
    • Participação Social e Diversidade
      • Participação Social
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria da CGU
    • Pesquisador
  • Acesso à Informação
    • Institucional
    • Ações e Programas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Acordos de Cooperação Técnica
    • Servidores
    • Concursos
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
    • Governança
    • Demonstrações Contábeis
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Privacidade e Proteção de Dados
  • Educação Cidadã
    • Sobre o Programa
      • Resultados
      • Material de Apoio
      • Perguntas Frequentes
    • Projetos
      • Concurso de Desenho e Redação
      • Game da Cidadania
      • Um por Todos e Todos por Um
      • Turma da Cidadania
      • Eu, Você e a Nossa Cidadania
    • Espaço Professor
      • Recurso Educacional
      • Cursos e Capacitações
      • Depoimentos
    • Inspire-se
      • Boas Práticas
      • Campanhas
      • Acontece Na Rede!
    • Saiba Mais
      • Agenda
      • Notícias
      • Contatos
    • Galeria
  • Governo Aberto
    • Governo Aberto no Brasil
      • Legislação
      • Comitê Interministerial de Governo Aberto
      • Princípios
      • Grupo de Trabalho da Sociedade Civil
    • Parceria para Governo Aberto - OGP
      • Entenda a OGP
      • Planos de Ação Nacional
      • Planos de Ação Locais
    • OCDE e Governo Aberto
      • OCDE e Governo Aberto no Brasil
      • Rede da OCDE sobre Governo Aberto e Inovador na América Latina e Caribe
      • Avaliação da OCDE de Governo Aberto no Brasil
    • Iniciativas de Governo Aberto
      • Diálogos em Controle Social
      • Conecte-se
      • Cursos EAD
  • Centrais de Conteúdo
    • Campanhas
    • Legislação
    • Painéis
    • Publicações
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca