Notícias
Projeto coordenado por pesquisador do CETEM/NRES é aprovado pela FAPES e propõe uso sustentável de resíduos de rochas no cultivo de café conilon
O Centro de Tecnologia Mineral – Núcleo Regional do Espírito Santo (CETEM/NRES) teve mais um projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), reforçando seu compromisso com a pesquisa científica voltada à sustentabilidade e à inovação.
Intitulado “Avaliação ecotoxicológica e potencial agronômico do uso de resíduos de rochas ornamentais e artificiais no cultivo do cafeeiro conilon”, o projeto será coordenado pelo Dr. Guilherme de Resende Camara e receberá financiamento de R$ 168.400,00 por meio do Edital FAPES 13/2025 – Universal.
A proposta tem como objetivo principal avaliar a ecotoxicidade e o potencial agronômico da utilização de resíduos do beneficiamento de rochas ornamentais e artificiais como insumos agrícolas, com foco no cultivo do cafeeiro conilon, uma das principais culturas do Espírito Santo.
De acordo com o Dr. Guilherme Camara, “o projeto busca promover a valorização de resíduos sólidos minerais, transformando um passivo ambiental em recurso produtivo, em perfeita sintonia com os princípios da economia circular e da sustentabilidade”.
Inserido no contexto do setor de rochas ornamentais, no qual o Espírito Santo é líder nacional em exportações, e da cadeia produtiva do café conilon, de grande importância socioeconômica regional, o estudo pretende criar sinergias entre os setores mineral, agrícola e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis e economicamente viáveis.
O projeto está em consonância com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas, além de se alinhar às diretrizes do Plano Nacional de Fertilizantes 2050, que visa à redução da dependência brasileira de fertilizantes importados e ao fomento de alternativas sustentáveis de nutrição de plantas.
Com uma abordagem integrada que envolve as áreas de ecotoxicologia, ciência do solo, engenharia de minas e de materiais, geologia e produção vegetal, a pesquisa será conduzida no município de Cachoeiro de Itapemirim/ES, epicentro do beneficiamento de rochas ornamentais no Brasil.
O trabalho contará ainda com o apoio de diversas instituições públicas de âmbito nacional e potenciais parceiros locais, fortalecendo o papel do CETEM/NRES como agente articulador de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável capixaba.
Segundo o pesquisador, “a iniciativa reflete o compromisso do CETEM/NRES e da FAPES com a pesquisa aplicada, voltada à geração de conhecimento científico e tecnológico que contribua efetivamente para a sustentabilidade dos setores produtivos e para o bem-estar da sociedade”.