Notícias
CETEM e COPPE apresentam inovação no estudo do patrimônio cultural
Uma pesquisa do Laboratório de Conservação e Alterabilidade de Materiais de Construção (LACON/CETEM), em parceria com o Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRAP/COPPE), foi apresentada no Simpósio Internacional de Tomografia para o Avanço Científico - ToScANA 2025, realizado no Museu de História Natural de Nova Iorque entre os dias 13 e 16 de maio. A Dra. Maíra Lima(LRAP/COPPE), compartilhou o estudo intitulado "Micro-CT Assessment of Facoidal Gneiss Conservation in Rio de Janeiro's Built Heritage".
A pesquisa tem como objetivo entender, por meio da microtomografia de raios-X, a movimentação de sais cristalizados dentro do Gnaisse Facoidal, uma pedra presente no patrimônio mundial e principal rocha usada na arquitetura histórica do Rio de Janeiro. A cristalização de sais é uma das maiores causas de deterioração nas construções, e o ambiente carioca favorece esse processo.
No estudo inédito, o LACON realizou dois tipos de ensaio de cristalização de sais. As amostras foram, posteriormente, analisadas por microtomografia no LRAP.
Esse é o primeiro estudo a aplicar a microtomografia para entender a deterioração do Gnaisse Facoidal, e os resultados obtidos têm sido fundamentais para compreender como o sal se acumula e danifica as pedras do nosso patrimônio, com o objetivo de, no futuro, propor soluções para mitigar esses danos.
Essa pesquisa é um marco para a preservação do nosso patrimônio cultural e destaca a importância da tecnologia na conservação do nosso legado histórico.
