Avaliação do Ciclo de Vida e Economia Circular da Indústria Carbonífera do Brasil
Pesquisador responsável: Marisa Nascimento
E-mail de contato: marisa@cetem.gov.br
Agente Financiador: TED SEMPI MCTI
Prazo: 09/2019 – 03/2023
Valor financiado: R$ 220.000,00
Instituições parceiras:
Informações sobre o projeto:
O projeto teve por objetivo os estudos realizados pelo Centro de Tecnologia Mineral - CETEM para atender à demanda do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI quanto à avaliação do desempenho ambiental da indústria carbonífera brasileira. A demanda recomendou o emprego da metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida - ACV e a identificação preliminar de práticas e oportunidades de economia circular - EC nesta indústria. O projeto foi realizado com recursos do TED n⁰ 19/2019 (Processo SEI 012007.000272/2019-74) e os temas abordados encontram-se alinhados aos objetivos elencados no Plano Nacional de Mineração - PNM 2030 (MME, 2011), na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – ENCTI 2016-2022 (MCTI, 2017) e no Roadmap Tecnológico para Produção, Uso Limpo e Eficiente do Carvão Mineral: 2012-2035 (CGEE, 2012).
A Parte I, dedicada à ACV foi realizada buscando atender, em sua terminologia e conteúdo, às orientações constantes das normas ABNT da Série 14040. Identificou-se no país um Sistema de Produto que operou no ano de 2020 e que abrangeu as etapas de lavra e beneficiamento do carvão mineral envolvendo o uso de matérias-primas e materiais, o transporte, e a sua combustão para geração termelétrica. Esse Sistema era constituído de quatro diferentes Subsistemas de Produto aos quais denominou-se: Santa Catarina (SC), Rio Grande do Sul (RS), Ceará (CE), Maranhão (MA) e Paraná (PR). Cada um desses Subsistemas era constituído pelos Processos Elementares de Lavra, Transporte e Beneficiamento (Mineração do carvão), Transportadores de Correia, Transporte Rodoviário, Ferroviário e/ou Marítimo (Transporte) e Geração (combustão em unidade termelétrica para geração de energia). Tais Processos Elementares, por sua vez, possuíam diferentes características de acordo com os Subsistemas nos quais operaram. A modelagem do Sistema de Produto, a avaliação dos impactos ambientais e as análises de contribuição e sensibilidade dos dados associados à sua operação foram realizadas com auxílio do Software SimaPro 9.2.
A fase de Avaliação de Impactos - AICV foi elaborada primeiramente para a Mineração do Carvão no país (Lavra, Transporte e Beneficiamento) e, a seguir, para o Sistema Integrado BR com a inclusão dos processos elementares referentes ao transporte do carvão energético produzido no país, ao processamento e transporte do carvão mineral importado e à geração termelétrica nas UTE. A Parte II foi dedicada à Economia Circular - EC. Inicialmente foram apresentados os principais conceitos de EC e uma breve revisão do estado da arte dos estudos internacionais e nacionais que tratam especificamente da produção e uso do carvão mineral para geração termelétrica. A seguir foram apresentados alguns elementos de Análise de Fluxo de Materiais - AFM e apontadas experiências de EC na cadeia da produção e uso do carvão mineral no Brasil.