INCT-MATERIA - Materiais avançados à base de terras raras: Inovações e Aplicações.
Pesquisador responsável: DSc. Ysrael Marrero Vera
E-mail de contato: yvera@cetem.gov.br
Agente Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Prazo: Aprovado mas sem assinatura do termo de outorga ainda, previsto para 2026.
Valor financiado: R$ 748.465,84 (CETEM); Valor total do projeto: R$ 10.505.852,90.
Instituições parceiras: Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN); Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal do ABC (UFABC); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Catalão (UFCAT); Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM/DF); Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); SENAI São Paulo; Centro de Tecnologia Mineral (CETEM); Instituto Federal do Amazonas (IFAM); Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Informações sobre o projeto:
O INCT MATERIA é coordenado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e conta com a participação de 14 instituições de excelência, entre elas o CETEM. O projeto se organiza em três frentes estratégicas:
- Extração Sustentável: métodos eficientes e ambientalmente responsáveis para obtenção de terras-raras.
- Cerâmicas Complexas: desenvolvimento de materiais avançados para aplicações em optoeletrônica, sensores e outras tecnologias de ponta.
- Ímãs Permanentes: pesquisa e produção de ímãs de alto desempenho, essenciais para veículos elétricos, turbinas eólicas e equipamentos industriais.
O CETEM contribui com sua expertise em refino de terras-raras, a partir de fontes minerais e de materiais reaproveitados (como ímãs pós-consumo), além da avaliação de ciclo de vida e da estimativa de emissões atmosféricas associadas aos processos.
O projeto também promove a formação de profissionais qualificados e a transferência de conhecimento para a sociedade e o setor produtivo, fortalecendo a soberania tecnológica do Brasil.
