A Assembleia Geral da União Europeia de Geociências -EGU 2025, realizada na Áustria, teve a participação do Cemaden, apresentando pesquisas relacionadas ao sistema de alerta antecipado multiescalar de deslizamentos e também o estudo de desenvolvimento de ferramentas para previsão hidrológica e simulação de impactos.
Últimas notícias
O pesquisador e meteorologista do Cemaden, Giovanni Dolif - integrante da tripulação na expedição de veleiro polar, que saiu do Brasil com destino à Antártica - foi o responsável pela gestão da Meteorologia, durante os 70 dias do percurso marítimo.
Com parceria do Cemaden, o lançamento do e-book, em transmissão on-line, reuniu representantes de instituições nacionais e internacionais para refletir sobre a resiliência comunitária e resiliência climática local. A publicação tem como objetivo a difusão e popularização do conhecimento técnico-científico multidisciplinar e propor ações para a resiliência a desastres.
Do encontro, surgiu a proposta de visitas técnicas entre as instituições, fortalecendo o compromisso conjunto com a inovação, a segurança e a proteção da população frente aos desastres.
Publicação tem como objetivo a difusão e popularização do conhecimento técnico-científico multidisciplinar e conta com a parceria do Cemaden. Evento de lançamento será às 10h, em live transmitida pelo canal de TV da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).
O evento contou com a painelista da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MCTI, além de reunir especialistas e representantes de diversas instituições públicas. O debate marcou a implementação do Plano Setorial do MCTI e reforçou o compromisso do Cemaden com um ambiente institucional inclusivo, diverso e livre de discriminação e assédio.
As chuvas entre novembro de 2024 e março de 2025 reduziram o número de municípios em condição de seca moderada e extrema, mas diversas áreas no Norte e no Centro-Oeste registram a persistência da seca. A bacia do rio Paraguai, na região Centro-Oeste, continua enfrentando uma situação hídrica extremamente crítica. Nos meses de fevereiro e março de 2025, os níveis foram iguais aos mínimos históricos (registrados no período 1981-2023).
Regina Alvalá foi nomeada diretora do Cemaden pela Portaria n° 422 de 4 de abril de 2025, publicado no DOU na edição de 07 de abril de 2025.
Reunindo pesquisadores nacionais e internacionais, o encontro será on-line, com participação gratuita aos interessados, mediante inscrições. O evento integra os trabalhos científicos do Projeto "iFAST – Intelligent Flood Alert Surveillance Tools".
Evento organizado pelo Cemaden - sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas Fase 2 - foi realizado em Campos do Jordão (SP), de 31 de março a 2 de abril. As apresentações e debates estão disponíveis no YouTube.
Mitigação das mudanças climáticas, da adaptação aos seus efeitos e da gestão de riscos no nível regional são os objetivos do Relatório do Estado do Clima na América do Sul e no Caribe 2024, da OMM. O relatório mostra, também, as consequências socioeconômicas desses eventos O climatologista Jose Marengo, coordenador-geral do Cemaden, é um dos principais autores e coordenador da publicação, esteve no lançamento do relatório.
A Revista Nature divulgou, no início deste mês, a lista dos 100 artigos de pesquisa mais baixados do Scientific Report (Relatórios Científicos), publicados em 2024. Na área temática de “Terra, Meio Ambiente e Ecologia”, os artigos classificados têm a participação dos cientistas do Cemaden: diversos artigos de co-autoria de J.A.Marengo, e dois como co-autoras: um artigo da pesquisadora L.Anderson (incêndios florestais) e um da pesquisadora A.P.Cunha (secas).
A Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina estão sendo amplamente aplicados em pesquisas científicas. No campo da previsão e monitoramento de secas, esse glossário - abrangendo termos, conceitos, metodologias na área de secas, aprendizado da máquina e pesquisas - torna-se uma base essencial para facilitar os trabalhos de especialistas e pesquisadores de diversas áreas, que desejam desenvolver novos estudos e avançar na compreensão desses fenômenos.
Ontem (25), ocorreu o lançamento do Projeto COPE e da Pesquisa Municipal em Preparação para Eventos Extremos, com transmissão pelo Canal do YouTube “Série de Debates Cemaden”. O questionário on-line da pesquisa estará aberto para respostas das Defesas Civis Municipais até o dia 01 de julho de 2025. O objetivo da pesquisa é fazer um diagnóstico para subsidiar políticas públicas de fortalecimento das capacidades organizacionais e municipais.
Promovido pelo Instituto Alpha Lumen, a mostra interativa reúne, anualmente, instituições de pesquisa, universidades, startups e empresas de tecnologia de ponta, que compartilham ciência, tecnologia e inovação com estudantes do ensino fundamental e médio.
A revisão sistemática da literatura sobre previsão de secas e o aprendizado da máquina selecionou e analisou quase mil artigos científicos, publicados no período de 2011 a 2023. Desses, 105 publicações foram analisadas com maior profundidade. O objetivo é aprimorar a previsão de secas, utilizando as múltiplas possibilidades da aplicação da Inteligência Artificial, diante das mudanças climáticas, que vêm alterando os padrões de eventos extremos no mundo.
Victor Marchezini, sociólogo e pesquisador do Cemaden, recebe o Prêmio Internacional Pelto de 2025 da Sociedade de Antropologia Aplicada, dos Estados Unidos. A premiação foi em reconhecimento do engajamento na pesquisa, colaboração internacional, engajamento comunitário e na promoção da ciência social aplicada.
A pesquisa premiada pela editora chinesa KeAi (associada à editora internacional Elsevier de publicações científicas) trata sobre o desenvolvimento de algoritmo de aprendizado profundo aplicado na previsão de chuvas severas.
O sistema GeoRisk desenvolvido pelo Cemaden, usa metodologia avançada que combina dados de modelos meteorológicos, informações ambientais e históricos de desastres, permitindo emitir alertas de risco de deslizamentos de terra com até 72 horas de antecedência.
Reunindo especialistas nacionais e internacionais, foram analisados os fenômenos da seca e do calor extremo, que afetaram o Norte e o Centro-Oeste do país entre 2023 e 2024. O workshop faz parte do projeto internacional Parceria Ciência para Serviços Climáticos Brasil (CSSP-Brasil).