Notícias
Pesquisador do Cemaden está entre autores de e-book internacional sobre redução de risco de desastres
Os danos, prejuízos e riscos de desastres socioambientais continuam a aumentar, em cenários cada vez mais complexos, tendo a catástrofe no Rio Grande do Sul um dos casos mundiais mais emblemáticos. Apesar de mais de 50 anos de pesquisas demonstrando que desastres são o resultado de projetos de desenvolvimento mal planejados, as ações governamentais e do setor privado seguem ignorando a redução de risco de desastres como uma diretriz dos seus modelos de negócio e investimentos. Essa é uma das constatações do recém-lançado ebook gratuito “Understanding and Addressing Disaster Risk Who Speaks? Who Suffers?” (Compreendendo e Abordando o Risco de Desastres: Quem Fala? Quem Sofre?), publicado pela Routledge e financiado pela University College London.
O ebook gratuito tem como um dos coautores o sociólogo Victor Marchezini, pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O livro foi liderado pelo professor e ativista Ben Wisner, que estuda vulnerabilidade a desastres desde 1966. Dentre os outros coautores estão: Irasema Alcántara-Ayala, professora da Universidade Autônoma do México (UNAM); J.C. Gaillard, professor da Universidade de Auckland-Nova Zelândia; e Ilan Kelman, professor da University College London e da University of Agder, da Noruega.
Wisner considera que existe conhecimento suficiente para reduzir desastres e prevenir a produção social de risco de desastres socioambientais. “O livro oferece caminhos para nos reconectar com o sistema terrestre, recuperá-lo, fortalecer as habilidades das pessoas para enfrentar as causas básicas dos desastres, como a desigualdade, pobreza, corrupção, falta de responsabilização, desmatamento, especulação imobiliária, degradação ambiental”, argumenta o professor, que há mais de 50 anos estuda o tema de vulnerabilidade a desastres em países da África, Américas e Ásia. “A publicação é um chamado para a repolitização do nosso entendimento sobre desastres e redução de risco de desastres”, complementa J.C. Gaillard, professor da Waipapa Taumata Rau/The University of Auckland e editor da Revista Disaster Prevention and Management.
Para Victor Marchezini, sociólogo no Cemaden e coordenador do Projeto COPE- (Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos -apoio: Fapesp, processo 2022/02891–9), o ebook oferece conceitos e métodos importantes tanto para a área de gestão de riscos quanto para a ciência dos desastres socioambientais. “A elaboração desse livro, ao longo dos últimos três anos, tem sido importante para o planejamento e execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Projeto COPE. Esse projeto é desenvolvido junto a alunos de Ensino Médio, pós-graduação, representantes de defesas civis, de organizações não-governamentais e de organizações públicas e privadas”, explica Marchezini, que é professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terreste (PGCST/INPE) e no Programa de Pós-Graduação em Desastres (Unesp/Cemaden). “Espero que as pessoas, em geral, discutam como os riscos de desastres são socialmente produzidos, por quem, por quais motivos, onde e quando. E, também, o que podemos fazer para reduzi-los e evitar que os riscos se amplifiquem por conta de decisões de investimentos e negócios, os quais ignoram esses riscos”, explica o professor, ao se remeter ao capítulo nove do livro, um de seus preferidos.
Acesso gratuito ao ebook:
O ebook também foi disponibilizado, gratuitamente, na Preventionweb, uma plataforma do Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres, pelo link:
https://www.preventionweb.net/quick/94118
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)