Notícias
Pesquisa do Cemaden vai avaliar a capacidade dos governos municipais de se prepararem para eventos extremos
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) - unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - por meio do Projeto COPE (Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos), lançou um questionário on-line que tem como objetivo avaliar as capacidades de preparação dos governos municipais perante eventos extremos, como por exemplo, chuvas intensas, inundações, secas e ondas de calor. O projeto COPE tem o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) (processo 22/02891-9) e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
Com transmissão pelo Canal YouTube da Série de Debates do Cemaden, o lançamento do Projeto COPE e da Pesquisa Municipal em Preparação para Eventos Extremos contou com a presença da diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá, que destacou a importância dessa pesquisa para subsidiar os governos municipais e comunidades na preparação frente aos eventos extremos de tempo e clima. “A partir do diagnóstico será possível melhorar os sistemas de alertas e a preparação aos eventos extremos e seus impactos, em todas as regiões do País”, destaca Alvalá e complementa “A pesquisa e o desenvolvimento tecnológico combinados convergem na geração de conhecimentos e informações. Isso vai se transformar em inovação para chegar até a sociedade.”
O Projeto COPE e a pesquisa foram apresentados pelo coordenador do projeto e pesquisador do Cemaden, Victor Marchezini. “É desejável que a pesquisa seja respondida por um gestor de defesa civil municipal e que haja apenas uma resposta por município”, explica o coordenador do projeto COPE, enfatizando que a pesquisa irá subsidiar políticas públicas de fortalecimento das capacidades organizacionais e municipais. “Os eventos extremos de tempo e clima estão mais frequentes e intensos, precisamos reduzir as vulnerabilidades sociais, organizacionais e institucionais frente a eles”, destaca Marchezini.
O lançamento on-line do Projeto COPE e da Pesquisa Municipal em Preparação para Eventos Extremos contou com representantes de Defesas Municipais de várias regiões do Brasil, participando com perguntas pelo chat do Canal YouTube da Série de Debates do Cemaden.
Questionário da pesquisa para as Defesas Civis Municipais
O questionário está dividido em cinco seções: Apresentação; Estrutura do Órgão Municipal de Defesa Civil, Capacidades; Comunicação e Governança. A partir das respostas do questionário, a expectativa é que seja aprofundado o diagnóstico do atual panorama das capacidades de preparação dos governos municipais frente aos eventos extremos no país, cada vez mais intensos e recorrentes.
O prazo para o preenchimento do questionário vai até o dia 01 de julho de 2025.
Após o envio das respostas, o cronograma do projeto de pesquisa prevê:
02/07/2025 a 31/12/2025: Tratamento, sistematização e análise dos dados da pesquisa municipal;
Até 01/07/2026: Publicação dos resultados da Pesquisa Municipal em Preparação para Eventos Extremos.
O preenchimento de todas as perguntas leva cerca de 15 minutos. Governos municipais interessados em participar da pesquisa podem preencher um breve cadastro (https://bit.ly/4dMSYZE) ou fazer contato com a equipe do projeto por meio do e-mail: projetocope@cemaden.gov.br
Acompanhe as novidades do Projeto COPE no instagram: @projetocope (https://www.instagram.com/projetocope/)
Para assistir a live de lançamento e apresentação da pesquisa do Projeto COPE no Canal YouTube “Série de Debates do Cemaden” é só acessar o link:
https://www.youtube.com/live/W_J6MLj1cmA?feature=shared
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)