Notícias
Tecnologia brasileira impulsiona a agricultura na Bolívia

- Tecnologia brasileira impulsiona a agricultura na Bolívia
Além das sessões teóricas, os pesquisadores visitaram laboratórios de ponta e experimentos de integração lavoura-pecuária-floresta, testemunhando inovações brasileiras que prometem impulsionar a produção e sustentabilidade nos municípios bolivianos de Aiquille, Omereque e Pasorapa.
A formação é parte do projeto de cooperação técnica “COTRIAbE”, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ, e com o Centro de Investigação Forrageira (CIF), o Centro de Biotecnologia e Nanotecnologia (CB y N) e o Município de Pasorapa da Bolívia. Conta com apoio técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e o fortalecimento da pesquisa agropecuária.
O projeto COTRIAbE visa introduzir inovações para a restauração de ecossistemas e biodiversidade, promovendo a resiliência dos agricultores às mudanças climáticas, principalmente em áreas semiáridas com maior disponibilidade de água.
O objetivo é propor inovações tecnológicas voltadas para a conservação, uso sustentável e restauração ecológica dos ecossistemas nas bacias dos vales mesotérmicos, permitindo que os produtores rurais do Cone Sul de Cochabamba se tornem mais resilientes às alterações climáticas. A iniciativa é desenvolvida com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Fotos: Embrapa Milho e Sorgo

- Tecnologia brasileira impulsiona a agricultura na Bolívia