Perguntas Frequentes

Publicado em 16/09/2021 13h08 Atualizado em 14/10/2021 16h39
    • O que é a ABC?

      A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), tem a competência legal de planejar, coordenar, negociar, aprovar, executar, acompanhar e avaliar, no âmbito nacional, programas, projetos e atividades de cooperação humanitária e técnica internacionais desenvolvidas pelo governo brasileiro, tanto nas modalidades do exterior para o Brasil, como do Brasil para o exterior.

      Na cooperação recebida do exterior para o Brasil, a ABC atua em dois segmentos: multilateral e bilateral. A primeira vertente ocorre com um organismo internacional; a segunda, com um país desenvolvido.

      A cooperação do Brasil para o exterior desenvolve-se em resposta a solicitações recebidas oficialmente, por via diplomática. Tratam-se de iniciativas governamentais, realizadas sob demanda, e que podem ser desenvolvidas em parceria com organismos internacionais, países em desenvolvimento ou países desenvolvidos. O Brasil não oferece cooperação voluntária.

      Desde  2017, a ABC tem coordenado também as ações de caráter humanitário do Governo brasileiro, por meio de doações de alimentos, medicamentos e outros itens de necessidade para o atendimento a países e populações que se encontrem em situação de desastre socioambiental, de calamidade pública, de conflito armado, de insegurança alimentar e nutricional ou em outra situação de emergência ou de vulnerabilidade, inclusive grave ameaça à vida, à saúde e aos direitos humanos ou humanitários. A Agência coordena também a cooperação humanitária recebida pelo Brasil do exterior.

    • Como faço para trabalhar na ABC?

      As oportunidades de trabalho para colaborar com a ABC são publicadas no site do Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD), em: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/operations/jobs.html.

    • A ABC financia bolsas de estudo ou projetos sociais?

      A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) tem a competência legal de planejar, coordenar, negociar, aprovar, executar, acompanhar e avaliar, no âmbito nacional, programas, projetos e atividades de cooperação humanitária e técnica internacionais desenvolvidas pelo governo brasileiro, tanto nas modalidades do exterior para o Brasil, como do Brasil para o exterior.

      Tratam-se de iniciativas governamentais, realizadas sob demanda, e que podem ser desenvolvidas em parceria com organismos internacionais, países em desenvolvimento ou países desenvolvidos, mas que não contemplam ações de financiamento nem a projetos sociais nem a bolsas de estudo.

      Conheça melhor, aqui, sobre o funcionamento do trabalho da ABC.

    • Como propor um projeto de cooperação Sul-Sul bilateral à ABC?

      A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) é a instituição brasileira encarregada da coordenação da cooperação técnica internacional do Brasil.

      Um dos parâmetros que orientam o processo para o estabelecimento de parcerias com o Brasil é o atendimento à demanda oficial do país que deseja cooperação.

      Nesse sentido, as ações ou projetos são concertados entre governos e, para que o Brasil avalie a disponibilidade e pertinência em cooperar, é necessário que o governo do outro país manifeste, formalmente, essa demanda, via embaixada ou representação do Brasil naquele país.

      Ações pontuais negociadas diretamente apenas entre profissionais ou entes sub-nacionais não são objeto de apoio da ABC.