Notícias
Secretária-Geral da AEC visita sede da ABC para fortalecer a cooperação para o desenvolvimento entre o Brasil e a Associação

- Embaixadora da AEC visita sede da ABC
O encontro marca o avanço das negociações que visam fortalecer as ações de cooperação na região, com o objetivo de otimizar o uso de recursos humanos das instituições brasileiras e ampliar os impactos positivos das iniciativas conjuntas.
O Embaixador Ruy Pereira sugeriu à diplomata caribenha que as partes trabalhem na cooperação com uma abordagem de poucos projetos, porém que tenham maior impacto e diferentes tamanhos. A Embaixadora concordou com a proposta acrescentando que a aliança com o Brasil se reflete em frutos concretos. “O vínculo com a ABC é muito importante por conta da expertise da Agência em executar projetos, além do conhecimento em mobilizar recursos para temáticas que são muito importantes para a região”, afirmou.
Sargaço
Um dos temas discutidos pelos diplomatas durante o encontro foi o enfrentamento ao problema do sargaço, alga que vem contaminando as costas caribenhas, afetando o turismo e a saúde pública da região. A ABC e a AEC negociam uma cooperação para desenvolver alternativas produtivas e comerciais para o uso dessa biomassa, transformando um problema ambiental em oportunidade econômica.
O sargaço é o nome dado a uma espécie de alga de cor amarronzada que existe em águas tropicais. Além de visualmente enfestarem as praias conhecidas por suas tonalidades azul turquesa, a alga tem um forte cheiro e pode causar irritação nos olhos e dor de cabeça. A infestação de sargaço também compromete o turismo, setor econômico importante para os países do Caribe.
A Secretária-Geral indicou ao Diretor da ABC a prioridade estratégica para o projeto “Produtos alternativos e usos comerciais do sargaço”, dada a emergência do tema. “Poderíamos, ainda, apresentar algo relativo a essa iniciativa durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30”, acrescentou.
Cooperação
A cooperação entre as entidades ganhou força após a participação da ABC na 37ª reunião do Comitê Especial da AEC, em outubro de 2023, oportunidade em que a Agência compartilhou suas práticas em monitoramento e avaliação de projetos. Em abril de 2024, representantes da AEC estiveram na ABC para identificar áreas prioritárias de colaboração, como gestão de desastres naturais, equidade étnica e turismo sustentável. E, em janeiro de 2025, durante a visita do Chanceler Mauro Vieira a Trinidad e Tobago, o Acordo Básico de Cooperação Técnica entre Brasil e AEC foi assinado com a Secretária-Geral Noemi Madrid.
AEC
Fundada em 1994, com sede em Port-of-Spain, Trinidad e Tobago, a AEC é uma organização voltada à consulta, cooperação e ações combinadas em áreas como comércio, transportes, turismo e resposta a desastres naturais.
Atualmente são 25 Estados-membros, a saber: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, República Dominicana, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela. Além disso, há três membros associados, além dos países observadores e parceiros. O Brasil é país observador da Associação.

- Embaixador Ruy Pereira e Embaixadora Noemi Espinoza Madrid

- Embaixadora da AEC visita sede da ABC (