Notícias
Representante da ABC é recebido pela Defesa Civil do Paraná para tratar de cooperação em gestão de desastres

- Representante da ABC é recebido pela Defesa Civil do Paraná para tratar de cooperação em gestão de desastres
Durante a reunião, o Coronel Schunig relatou o impacto devastador da passagem, em 07/11, de tornado pelo município paranaense de Rio Bonito do Iguaçu. Ademais, informou que outros dois, de intensidade menor, causaram destruição e vítima fatal nos municípios de Guarapuava e Turvo. O Coordenador e a Assessora Internacional aludiram às manifestações de solidariedade recebidas das representações consulares de Portugal em Curitiba e da República Popular da China em São Paulo.
O Ministro Solla transmitiu, em nome da Secretária-Geral, Embaixadora Maria Laura da Rocha, a solidariedade do Itamaraty ao Estado do Paraná e às famílias afetadas pelos tornados. Ao apresentar as competências da ABC, detalhou a atuação da Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária em ações e projetos técnicos de cooperação internacional para o desenvolvimento e em assistência humanitária, tanto do Brasil para o exterior quanto do exterior para o Brasil. A esse propósito, o Ministro Solla recordou experiências em que a ABC atuou em desastres no território nacional, a exemplo da pandemia da COVID-19, em 2020-2021, e da resposta às inundações no Estado Rio Grande do Sul, em 2024.
O Coronel Schunig demonstrou muito interesse na possibilidade de a ABC facilitar iniciativas de cooperação internacional para compartilhamento de experiências e para capacitações voltadas para eventos climáticos extremos, inclusive aqueles incomuns no Paraná. O Ministro Solla ressaltou que, por meio da rede de postos do Itamaraty no exterior, seria possível identificar países parceiros e promover o intercâmbio de especialistas, bem como o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica bilateral em gestão de riscos e desastres.
Durante o encontro, o representante da ABC também discorreu sobre os quatro eventos do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) que ocorrerão entre 21 e 28 de novembro, em São José dos Pinhais e em Curitiba, voltados à resposta a grandes desastres. Inéditos no Brasil, estes eventos estão sendo organizados pela ABC, em parceria com o CBMPR, no contexto da atual Presidência Pro Tempore do Brasil na região das Américas do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG):
- II Curso sobre o Sistema de Coordenação e Gestão do INSARAG (ICMS), São José dos Pinhais, 21-25/11/2025;
- encontro do Grupo de_ Trabalho sobre Busca e Resgate na Resposta a Inundações (SAR-FR WG) e do Grupo de Trabalho sobre Inundações do INSARAG Américas (Americas Floods WG), São José dos Pinhais, 23-25/11/2025;
- XII Reunião Regional Consultiva do Mecanismo de Coordenação e Avaliação de Desastres das Nações Unidas (UNDAC); Curitiba, 26/11/2025; e
- XXIV Reunião Regional das Américas do INSARAG, Curitiba, 27-28/11/2025.
O representante da ABC comentou que, até 2027, as corporações de bombeiros militares dos Estados do Paraná, de São Paulo e de Minas Gerais deverão integrar a elite global de equipes especializadas em operações de busca e resgate urbano, por meio de processo de certificação do INSARAG culminando em exercício de campo sujeito a avaliação externa de pares internacionais. Dado o interesse do Coordenador estadual na matéria, foi-lhe feito convida para os citados eventos do OCHA em Curitiba.

- Representante da ABC é recebido pela Defesa Civil do Paraná para tratar de cooperação em gestão de desastres