Notícias
Rede SPAA completa 10 anos e reforça sistemas alimentares sustentáveis na América Latina e Caribe

- Participantes Rede SPAA
No encontro, foram compartilhadas experiências e boas práticas em políticas públicas voltadas a garantir alimentos saudáveis, acessíveis e produzidos localmente, ao mesmo tempo em que se analisaram estratégias para mitigar os efeitos da inflação e reforçar a resiliência dos sistemas alimentares, com especial atenção à inclusão social e à igualdade de gênero.
Ao longo desses 10 anos, a Rede SPAA capacitou centenas de gestores públicos em temas como gestão de reservas estratégicas de grãos, estratégias inclusivas de comercialização e sistemas de inteligência de preços. Também apoiou a criação de mercados, armazéns públicos e feiras que aproximam produtores e consumidores, oferecendo alimentos nutritivos a preços acessíveis e incentivando a economia local. Além disso, produziu estudos e diagnósticos que auxiliaram na formulação de políticas nacionais, desde modernização de sistemas de abastecimento até melhoria de feiras agrícolas.

- Mesa de abertura do evento
Um dos marcos da Rede foi a aprovação da Estratégia de Reservas Estratégicas de Grãos Básicos do SICA, fortalecendo a capacidade institucional de países da região para mitigar a volatilidade de preços e garantir segurança alimentar. A reunião de Cartagena ainda anunciou a entrada do Uruguai como novo membro da Rede, expandindo o alcance regional da cooperação.
O evento contou com a presença de autoridades da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), da Colômbia e do Brasil, incluindo representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Participaram de forma virtual o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) do Brasil, Wellington Dias; e a Ministra interina do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) do Brasil, Fernanda Machiavelli.
Ao final, os países membros aprovaram uma declaração conjunta reafirmando seu compromisso com políticas de abastecimento mais eficazes, a ampliação do acesso a alimentos frescos e nutritivos, a inclusão da agricultura familiar nos mercados e a promoção de sistemas alimentares sustentáveis, equitativos e resilientes.

- Marketplace