Notícias
Rede de Alimentação Escolar Sustentável capacita mais de 1.600 profissionais de 14 países

- Ciclo de intercâmbios promovido pelo Governo do Brasil, em parceria com a FAO, abordou a sustentabilidade da alimentação escolar
Durante quase dois meses, os participantes ampliaram suas capacidades técnicas para implementar e expandir programas de alimentação escolar sustentáveis em seus países. A iniciativa foi organizada pela Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), que conta atualmente com 18 países membros. A Rede é impulsionada pelo Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e tem secretaria executiva da FAO.
Najla Veloso, secretária executiva da RAES, destacou que “a política pública de alimentação escolar é estratégica para transformar sistemas alimentares e garantir o direito à alimentação adequada de estudantes, e contar com profissionais capacitados é essencial”.
O ciclo reuniu diversos atores-chave, como nutricionistas, professores, diretores, técnicos e gestores públicos, promovendo troca de experiências, boas práticas e soluções para desafios comuns. Cerca de 66% dos participantes eram mulheres, representando diferentes gerações e níveis de gestão.
Os conteúdos do ciclo, incluindo explicações sobre a metodologia “Escolas Sustentáveis”, compras públicas da agricultura familiar e desenho de cardápios saudáveis, estão disponíveis gratuitamente na plataforma virtual da RAES: www.redraes.org.