Notícias
Projeto de alimentação escolar e agricultura familiar avança na República do Congo

- ma delegação brasileira esteve na República do Congo, entre 04 e 08 de agosto
No primeiro dia da missão, em 4 de agosto, foi realizada a reunião do Comitê Técnico do projeto, com a participação de representantes dos governos do Brasil e do Congo, além do WFP local. O encontro serviu para alinhar as ações e reforçar o compromisso com a contribuição do projeto para a institucionalização do programa de alimentação escolar, baseado em compras locais, no país africano.
Durante o encontro de Alto Nível, realizado no dia 6 de agosto, a Ministra Conselheira Ana Suza, da Embaixada do Brasil na República do Congo, destacou a importância da iniciativa: "Em nossa cooperação Sul-Sul trilateral com organismos internacionais, os temas de agricultura familiar e alimentação escolar sempre foram considerados prioritários e fundamentais para o combate à fome; para o desenvolvimento econômico e social - por meio da dinamização de cadeias produtivas vinculadas à agricultura familiar -; e também para a promoção do direito humano à alimentação", destacou.
A delegação brasileira também visitou o Departamento de Bouenza, onde o projeto é implementado, para interagir com pequenos produtores, gestores locais e representantes de escolas. A atividade permitiu coletar informações sobre os desafios e oportunidades na conexão entre a agricultura familiar e a alimentação escolar.
Manuais
A delegação brasileira aproveitou a ida ao país africano para lançar oficialmente dois manuais que poderão servir de referência e inspiração para que a República do Congo possa aprimorar suas políticas de agricultura familiar, como os programas que envolvem compras da agricultura familiar. Os dois manuais: "Etapas da Compra na Agricultura Familiar" e "Políticas Agrícolas Brasileiras", em pdf, estão disponíveis para download no site da ABC e no site do CdE.
Para Riffat Iqbal, analista de projetos da ABC, os documentos são importante fonte de referência no âmbito do projeto. “Os manuais são ferramentas de disseminação das boas práticas brasileiras no tema, e poderão apoiar a construção de políticas públicas congolesas. ”
No encerramento da missão, foram apresentadas recomendações técnicas e estratégicas para a continuidade do programa, com ênfase na mobilização de recursos e no fortalecimento da governança intersetorial.
A Ministra Conselheira da embaixada do Brasil, Ana Suza, reforçou o compromisso do Brasil com a iniciativa: "Reitero aqui o compromisso do governo brasileiro em apoiar tecnicamente o plano de transição do referido programa, bem como na mobilização de outros parceiros para apoiar essa iniciativa, no intuito de promover soluções coletivas adaptadas à realidade local e garantir a sustentabilidade das ações desenvolvidas".
Plantando o Amanhã

- ma delegação brasileira esteve na República do Congo, entre 04 e 08 de agosto
A iniciativa promove o acesso a mercados locais e fortalece políticas públicas de alimentação escolar vinculadas à agricultura familiar, com a participação de instituições brasileiras como a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil.
O projeto "Sementes para o Amanhã" é um exemplo bem-sucedido da cooperação Sul-Sul, unindo esforços de múltiplos atores para promover segurança alimentar e desenvolvimento local. Com a conclusão das atividades previstas para 2025, a expectativa é que o governo congolês assuma a gestão do programa, garantindo sua expansão e continuidade.