Notícias
Projeto de algodão em Côte d’Ivoire define novas etapas
Na última semana, nos dias 3 e 4 de abril, os membros do comitê gestor do Projeto Cotton Côte d’Ivoire da ABC reuniram-se para avaliar os avanços conquistados e traçar diretrizes para as próximas etapas. Durante o encontro, foram apresentados os resultados das atividades desenvolvidas pelas instituições parceiras Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Vioma Agro (empresa mineira de produção de bioinsumos). Ademais, foram aprovados os planos de formação técnica e trabalho para os próximos meses. 
O professor João José Marques, da UFLA, destacou as formações técnicas já realizadas, compartilhando dados sobre temas abordados, número de participantes e resultados obtidos. Já o professor Marx Silva apresentou balanço da instalação das Unidades Técnicas de Demonstração (UTDs), detalhando locais de implementação e desafios superados. Além disso, explicou detalhes sobre os conhecimentos técnicos compartilhados.
Bruno Teixeira, também professor da instituição, abordou os avanços no Laboratório de Análises de Solo em Sinematiali (cidade de Côte d’Ivoire), onde a técnica de fluorescência de raios-X tem garantido maior precisão nas análises de solos e resíduos.
A equipe da Vioma, representada pelo técnico Clissman Vaz, compartilhou os progressos na implantação do laboratório de produção de bioinsumsos, que vem apresentando resultados positivos para o projeto. Relatou, igualmente, as ações de capacitação realizadas com o corpo técnico do Centro Nacional de Pesquisa Agronômica de Côte d’Ivoire.
Próximos passos
Durante a reunião, foi aprovado o plano geral de formação técnica, que estabelece módulos de capacitação, metodologias de ensino e cronograma de atividades para os próximos meses, com sistema de avaliação de impacto para medir a eficácia das ações.
Ao final do encontro, foram estabelecidas as ações prioritárias com prazos e responsabilidades, bem como agendada a próxima reunião. O comitê gestor reafirmou seu compromisso com o sucesso do projeto, que segue avançando conforme os resultados já alcançados e as estratégias traçadas para as próximas etapas.
O projeto “Cotton Côte d’Ivoire” é coordenado pela ABC e implementado em parceria com a UFLA, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiamento do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
A iniciativa busca fortalecer a cadeia produtiva do algodão no país africano. Seus principais objetivos são aumentar a produtividade, capacitar técnicos e produtores, melhorar a qualidade das sementes, incentivar o cooperativismo e agregar valor aos subprodutos do algodão, promovendo práticas sustentáveis e desenvolvimento local.

- Projeto de algodão em Côte d’Ivoire define novas etapas

- Projeto de algodão em Côte d’Ivoire define novas etapas